O Papa Francisco teve uma conversa telefônica na tarde deste domingo (05), com o presidente iraniano Ebrahim Raisi. O diretor da Sala de Imprensa vaticana, Matteo Bruni, confirmando a conversa, disse que ela ocorreu a pedido do chefe de Estado do Irã.
O site da presidência iraniana informa que Raisi apreciou os apelos do Papa para um cessar-fogo em Gaza. Um apelo repetido neste domingo no Angelus por Francisco:
Continuo pensando na grave situação na Palestina e em Israel, onde tantas pessoas perderam a vida. Por favor, parem, em nome de Deus: cessem o fogo! Espero que todos os caminhos sejam seguidos para que a ampliação do conflito possa ser evitada a todo custo, os feridos possam ser socorridos e a ajuda chegue ao povo de Gaza, onde a situação humanitária é muito grave. Os reféns sejam libertados imediatamente. Entre eles há muitas crianças, que elas voltem para suas famílias! Sim, pensemos nas crianças, em todas as crianças envolvidas nessa guerra, como na Ucrânia e em outros conflitos: isso está matando o futuro delas. Oremos para que se tenha a força para dizer “basta”.
Nos últimos dias, outras conversas telefônicas do Papa foram anunciadas: em 2 de novembro com o presidente palestino Mahmoud Abbas, em 26 de outubro com o presidente turco Recep Tayyip Erdoğan e em 22 de outubro com o presidente dos EUA Joe Biden. Francisco indicara, entre outras coisas, a necessidade de encontrar caminhos para a paz e a esperança de alcançar uma solução de dois Estados com um status especial para Jerusalém.
Informações: Vatican News