Por ocasião do evento global anual em 22 de março, a palestra digital do Dia da Terra Itália moderada por Pierluigi Sassi. A ONU: os recursos hídricos podem criar paz ou desencadear conflitos.
O olhar já está centrado em Abril, no Dia Mundial da Terra, dia 22. Mas como já acontece há algum tempo, um mês antes o tema ambiental tem o seu foco no elemento básico da vida humana, em cujo nome as Nações Unidas recordaram com mais frequência que é possível “criar a paz ou desencadear conflitos”. No seu 32º Dia Mundial, a água será, portanto, protagonista amanhã, 22 de março, da palestra digital intitulada “Água pela Paz”, organizada pela Earth Day Italia (EDI) e transmitida ao vivo em ansa.it e em earthday. 10h40.
As intervenções na conversa digital
O próprio presidente da EDi Pierluigi Sassi moderará o encontro junto com a jornalista da Rai Chiara Giallonardo, que entrevistará o ministro do Meio Ambiente, Gilberto Pichetto Fratin. Entre os discursos, destacam-se o do governador do Piemonte, Alberto Cirio, do prefeito de Torino Stefano Lo Russo, de Francesca Bernardini, chefe de Cooperação Transfronteiriça da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) e de outras personalidades institucionais. Entre os convidados estará também Moby Dick, conhecido artista de rua e ativista em defesa do mundo animal, que criará uma obra ao vivo.
A ONU: acesso à água, risco de tensões graves
“Quando a água é escassa ou poluída, ou quando as pessoas têm acesso desigual ou nenhum acesso – diz a ONU – as tensões podem aumentar entre comunidades e países. Mais de 3 mil milhões de pessoas em todo o mundo dependem da água que atravessa as fronteiras nacionais.”