À medida que os alunos do ensino fundamental e médio retornam à escola neste outono, os educadores esperam que seja mais fácil se concentrar na escola, se conectar com seus colegas e aprofundar sua fé — tudo graças a uma educação sem telefone.
Em todos os EUA, legisladores, superintendentes e diretores de escolas estão tomando medidas para dar às crianças e adolescentes um ambiente de aprendizado sem telefone. Cerca de oito estados dos EUA estão agora exigindo que os distritos escolares restrinjam o uso de telefones pelos alunos em uma tentativa de melhorar a vida dos jovens estudantes.
Escolas católicas nos EUA também estão enfrentando o desafio, com algumas delas impondo políticas sem telefone por um tempo.
Por que ficar sem celular?
Um estudo da Pew Research em abril descobriu que mais de 70% dos professores do ensino médio dizem que alunos distraídos por celulares são um grande problema em suas salas de aula. A aplicação de políticas de telefone se torna cada vez mais difícil conforme os alunos envelhecem.
Mas as políticas de telefonia geralmente não visam apenas reduzir distrações.
Proibições de uso de celulares durante todo o dia e bolsas com cadeado para celulares foram criadas para dar aos alunos um dia “sem celulares” na escola, já que especialistas e educadores citam preocupações sobre o desenvolvimento social saudável e a saúde mental.
“Há um crescente conjunto de evidências sobre os efeitos dos smartphones no desenvolvimento, aprendizado, socialização e habilidades de comunicação dos adolescentes — todas coisas importantes em uma escola católica”, explicou Thomas Maj, que dirige a St. Mary Catholic School, uma escola católica sem telefone em Colorado Springs, Colorado.
As crianças estão mudando de uma infância baseada em brincadeiras para uma infância baseada em telefones, com resultados drásticos para a saúde mental, argumenta Haidt, um psicólogo, em seu livro. Ele descobriu que o iPhone, a câmera frontal e as mídias sociais instigaram uma crise de saúde mental para crianças e adolescentes que cresceram com eles. Em vez disso, ele propõe soluções como tornar as escolas livres de telefones e desenvolver uma norma social de que as crianças não devem receber smartphones antes dos 16 anos.
Muitos educadores católicos concordam que o uso do telefone é mais do que apenas um problema de comportamento.