Eis o que diz o Senhor, aquele que te criou!

E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, Jacó, e te formou, Israel: Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu.

“Quando rezamos falamos com Deus. Quando lemos a Sagrada Escritura, Deus fala conosco”. (Santo Isidoro)

A palavra de Deus é na minha vida a voz de Deus falando comigo mostrando o caminho que devo seguir. É pela palavra que Deus me direciona, fortalece, me dá forças para passar pelas dificuldades, doenças e sofrimentos. E com Ela que aprendi a agradecer, glorificar a Deus e ver o quanto Deus é misericordioso comigo. No Salmo 102,10-12 diz:

“Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos castiga em proporção de nossas faltas, porque tanto os céus distam da terra quanto sua misericórdia é grande para os que o temem; tanto o oriente dista do ocidente quanto ele afasta de nós nossos pecados”.

 Deus sempre falou comigo desde o início de minha caminhada na Igreja, mas foi quando comecei a participar do grupo de oração que aprendi a escutar melhor e entender os planos de Deus para mim.  Deus falou muito comigo através das mensagens que entregavam nestes grupos, nas Experiências de Oração, nos Aprofundamentos, nas tardes de louvor, nos Cenáculos, em que participei. Quando recebia oração sempre tinha uma palavra, um versículo bíblico que me direcionava e que me curava.

Foi na palavra que entendi o meu chamado para viver em Comunidade. Aprendi no início da Comunidade com nossa Fundadora Lucimar que a Sagrada Escritura é a carta de amor que Deus escreveu para nós, e se lermos a Palavra com atenção, amor e com o coração aberto, escutaremos a voz de Deus falando conosco e nos direcionando.

Tem muitas passagens na bíblia que marcou minha vida. Mas o trecho da Sagrada Escritura que sempre me acompanha e sempre rezo, é à passagem de Isaías 43,1-5:

“E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, Jacó, e te formou, Israel: Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu. Se tiveres de atravessar a água, estarei contigo.

E os rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama não te consumirá. Pois eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu salvador.

Dou o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sabá em compensação. Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti. Fica tranquilo, pois estou contigo, do oriente trarei tua raça, e do ocidente eu te reunirei”.

Essa passagem é importante na minha vida porque Deus é o meu refúgio e a minha fortaleza, auxílio sempre me guiará e me sustentará nunca me abandonará. E isto me força, em meio às dificuldades e crescimento espiritual.

Um exemplo que a palavra ilumina meus passos foi em Julho de 2013 quando fui para a JMJ do Rio de Janeiro, e na Missa de envio do Papa Francisco em sua homilia, Deus falou muito forte comigo, quando o Papa disse:

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações. Com estas palavras, Jesus se dirige a cada um de vocês, dizendo: Foi bom participar nesta Jornada Mundial da Juventude, vivenciar a fé junto com jovens vindos dos quatro cantos da terra, mas agora você deve ir e transmitir esta experiência aos demais.

Jesus lhe chama a ser um discípulo em missão! Hoje, à luz da Palavra de Deus que acabamos de ouvir, o que nos diz o Senhor? Três palavras: Ide, sem medo, para servir… Mas, atenção! Jesus não disse: se vocês quiserem, se tiverem tempo… É uma ordem sim; mas não nasce da vontade de domínio ou de poder, nasce da força do amor, do fato que Jesus foi quem veio primeiro para junto de nós e nos deu não somente um pouco de Si, mas se deu por inteiro, deu a sua vida para nos salvar e mostrar o amor e a misericórdia de Deus.

Jesus não nos trata como escravos, mas como homens livres, amigos, como irmãos; e não somente nos envia, mas nos acompanha, está sempre junto de nós nesta missão de amor. Para onde Jesus nos manda? Não há fronteiras, não há limites: envia-nos para todas as pessoas. O Evangelho é para todos…. Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes.

O Senhor procura a todos, quer que todos sintam o calor da sua misericórdia e do seu amor… Alguém poderia pensar: Eu não tenho nenhuma preparação especial,. : «Não tenhas medo… pois estou contigo para defender-te» (Jr 1,8)…. Deus responde a vocês com as mesmas palavras dirigidas a Jeremias: Deus está conosco!«Não tenham medo!» Quando vamos anunciar Cristo, Ele mesmo vai à nossa frente e nos guia.

Ao enviar os seus discípulos em missão, Jesus prometeu: «Eu estou com vocês todos os dias» (Mt 28,20). E isto é verdade também para nós! Jesus não nos deixa sozinhos, nunca lhes deixa sozinhos! Sempre acompanha a vocês!… Ide, sem medo, para servir. Seguindo estas três palavras, vocês experimentarão que quem evangeliza é evangelizado, quem transmite a alegria da fé, recebe alegria…

Que Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, lhes acompanhe sempre com a sua ternura: «Ide e fazei discípulos entre todas as nações». Amém”.

Ouvindo estas palavras do Papa, entendi que ao voltar teria uma nova missão na minha vida dentro da comunidade. E em janeiro do ano seguinte fui para a casa dos meus pais para cuidar deles, pois, tinham idade bem avançada e não tinham mais condições de viverem sozinhos. E é onde estou até hoje servindo a Deus.

Isabel Barbosa
Missionária Comunidade Presença