Encontrei consolo em Nossa Senhora das Dores após a morte dos meus cinco filhos

Encontrei consolo em Nossa Senhora das Dores após a morte dos meus cinco filhos.

Perder um filho é uma das experiências mais dolorosas que uma mulher pode enfrentar. No meu caso, essa dor foi repetida cinco vezes, com perdas consecutivas de bebês que eu carregava no ventre com tanto amor e esperança. No entanto, no meio de toda essa dor, encontrei consolo na Virgem Maria.

Alegria interrompida

Eu estava, há um ano e dois meses, tentando engravidar quando veio o meu primeiro positivo. A alegria foi completa! No primeiro ultrassom, descobrimos que Deus não nos deu apenas um filho, mas sim dois – eu estava grávida de gêmeos. Foram meses de alegria.

Consolo e esperança em Nossa Senhora das Dores

Com 11 semanas de gestação, quando fomos fazer novos exames, veio a notícia na sala de ultrassom: não havia mais batimentos cardíacos dos bebês. Naquele momento, com o coração apertado em meio à tristeza e à fragilidade, eu me lembrei da imagem de Nossa Senhora de Pietá segurando o corpo morto de Jesus nos seus braços. Aquela imagem tocou meu coração de uma forma nova e profunda, e trouxe-me muita serenidade.

Encontrando força na dor compartilhada

Ao me lembrar da Virgem Maria e de sua dor ao segurar seu Filho enquanto o médico dizia que, infelizmente, a minha gestação não fora para frente, eu dizia as palavras mais sinceras que vinham do fundo da minha alma: “Louvado seja Deus, doutor!”. Louvado seja Deus pela alegria de gerar aqueles bebês por quase três meses! Louvado seja Deus em toda essa situação!

Mesmo na dor da perda, consegui me lembrar da Mãe de Deus, que, como mulher por excelência, também viveu a dor de perder um filho. Naquele instante, a minha dor se uniu à dor de Maria, que segurou Jesus morto aos 33 anos em seus braços.

Com o coração em pedaços e em lágrimas, entreguei todo o meu sofrimento nas mãos de Deus. Senti a graça que vinha por meio da intercessão de Nossa Senhora. Saber que a Mãe de Deus passou por uma dor semelhante me fez sentir que não estava sozinha, e isso me trouxe consolo.

Buscando refúgio em Nossa Senhora das Dores

A cada perda subsequente, voltava a meditar as dores de Nossa Senhora. Eu sabia que ela, mais do que ninguém, compreendia a profundidade da dor de perder um filho. Sempre recorria a ela em oração, pedindo seu consolo e intercessão para que meu sofrimento fosse salvífico. E cada vez, de uma maneira inexplicável, encontrava forças e serenidade para seguir em frente.

Você não está sozinho

Se você também está vivendo essa experiência de perda, da morte de um filho, convido você a rezar comigo e a buscar o consolo que Maria, a Mãe das Dores, pode nos oferecer. Sei que não é fácil, e o luto pode parecer insuportável, mas que você possa encontrar o consolo na Virgem Maria. E não se esqueça de que você não está só, pois a Virgem Maria também passou por essa dor.

Oração a Nossa Senhora das Dores

Ó Mãe das Dores,
que permanecestes firme junto à cruz do vosso Filho,
vós que conhecestes profundamente a dor de perder um filho,
nós vos pedimos: intercedei por nós.

Consolai os nossos corações aflitos,
fortalecei-nos em nossas provações e dificuldades,
e ensinai-nos a entregar, como vós, todas as nossas dores nas mãos de Deus.

Nossa Senhora das Dores,
rogai por nós e por todas as mães que choram a perda de seus filhos.
Amém.


Autora: Elcka Torres
Missionária da Comunidade Canção Nova