A programação da 36ª edição do festival literário foi apresentada hoje na capital piemontesa. Entre os nomes esperados estão Cardeal Zuppi, Padre Spadaro e Monsenhor Paglia.
A programação da 36ª edição da Feira Internacional do Livro, agendada de 9 a 13 de maio nos espaços Lingotto, foi apresentada hoje, 26 de março, em Turim. O título do evento, o primeiro sob orientação da nova diretora Annalena Benini, é “Vita Imaginária” . “Será a maior exposição de sempre”, explicou Benini, apresentando a novidade de um pavilhão adicional para satisfazer as diversas solicitações. Este ano o evento cultural atingirá números recordes: 137 m2 de espaço expositivo, mais de 800 stands, 51 salas, 180 workshops, quase 2 mil eventos, mais de 500 presentes na região de Torino com o programa Salone Off.
Publicação católica
Espera-se uma grande representação editorial do mundo católico italiano. Além da presença com estandes próprios, os editores e livreiros católicos, reunidos na Uelci (União dos Editores e Livreiros Católicos Italianos) junto com a diocese de Turim, trarão ao Lingotto alguns encontros sobre diversas testemunhas crentes e trabalhadores de paz, diálogo e encontro, como Paolo Dall’Oglio, os monges mártires de Tibhirine, o cardeal Carlo Maria Martini, Madeleine Delbrêl, Luigi Bettazzi e Giorgio La Pira. O filósofo Massimo Cacciari, monsenhor Vincenzo Paglia, presidente da Pontifícia Academia para a Vida, monsenhor Roberto Repole, arcebispo de Turim, a escritora Mariapia Veladiano, Bernardo Gianni, abade de San Miniato al Monte, e o sociólogo Franco Garelli falarão sobre essas figuras .
Diálogos sobre personagens que falam ao coração
No Salão também haverá grandes diálogos sobre figuras literárias que falam ao coração humano, organizados pelo consultor técnico de publicações religiosas Lorenzo Fazzini, gerente editorial da Libreria Editrice Vaticana. Nessas palestras falarão o cardeal Matteo Maria Zuppi, arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana, e Luigi Zoja, psicanalista do Unnominato de Alessandro Manzoni e Raskòl’nikov, protagonista de Crime e Castigo de Fyodor Dostoiévski. Outro diálogo será o entre Giovanni Lindo Ferretti, cantor e compositor e dirigente do CCCP, e o Padre Antonio Spadaro, subsecretário do Dicastério para a Cultura e a Educação, que se dirigirá às figuras literárias do pai e do filho da obra-prima de Cormac McCarthy, The Road , publicado por Einaudi, em encontro intitulado “Trazemos o fogo”.