Esmoleiro Papal leva quatro ambulâncias para povo ucraniano

O cardeal Konrad Krajewski entregou três ambulâncias doadas pelo Papa Francisco à missão da Ucrânia; o Santo Padre ainda fez uma ligação surpresa ao esmoleiro. 

O cardeal e esmoleiro papal, dom Konrad Krajewski, esteve na Ucrânia e fez a entrega de três ambulâncias doadas pelo Papa Francisco — uma quarta foi entregue em Kharkiv, onde mil pessoas aguardavam desde as 5h da manhã pela distribuição da ajuda alimentar. 

Em Zaporizhzhia, durante a entrega, o Santo Padre fez uma ligação bem humorada ao esmoleiro. “Foi um telefonema surpresa do Santo Padre”, disse o cardeal. “Ele queria saber como estava a missão na Ucrânia. Disse-me para cumprimentar a todos e deu-me a sua bênção. Respondi que aqui está muito frio, e ele, com o seu bom humor, acrescentou: ‘O senhor sabe como se manter aquecido’”.

As pessoas estão com fome

Na praça em frente à Co-Catedral de Deus Pai Misericordioso muitas pessoas, a maioria mulheres, chegaram com uma sacola plástica na mão para enchê-la de comida. A fila é organizada, ninguém empurra porque sabe que não voltará para casa de mãos vazias. O cardeal Krajewski também está ocupado, assim como os voluntários, sempre distribuindo o que podem para apoiar essa população devastada pela guerra. Muitos agradecem com um aperto de mão ou um aceno de cabeça. Eles receberam pão, caixas de carne, sopa. Ao lado do esmoleiro também estão os irmãos da Ordem Terceira de São Francisco Servos dos Pobres que, segundo o cardeal explica ao Vatican News, “três ou quatro vezes por semana distribuem um pouco de comida, e isso significa que as pessoas estão com fome, há miséria nessa área de guerra”.

Doação de medicamentos

O Cardeal Krajewski também enfatizou o apoio substancial recebido de diversas instituições na arrecadação de medicamentos para a Ucrânia. “Os medicamentos”, explicou ele, “vieram principalmente de Nápoles, onde — além da tradição do ‘café suspenso’ — também existe a tradição do ‘remédio suspenso’ em cerca de cem farmácias.”

A arrecadação arrecadou cerca de 200 mil euros, e o Cardeal Krajewski observou que os ucranianos disseram que os medicamentos “serão uma grande ajuda”. Os medicamentos também foram doados pela Farmácia do Vaticano e pelo Hospital Gemelli, que forneceram suprimentos para atendimento de emergência.


Informações: Vatican News