Este será o encontro mundial dos párocos para o Sínodo no Vaticano

Acontecerá em dois momentos importantes: um em Sacrofano e outro no Vaticano. Participam párocos de todo o mundo.

De 29 de abril a 2 de maio de 2024, será realizado em Sacrofano (Roma) o Encontro Internacional de Párocos para o Sínodo, que refletirá sobre o tema “Como ser um sínodo local da Igreja em missão”, em vista da segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Mons. Luis Marín de San Martín, OSA, Subsecretário da Secretaria Geral do Sínodo e coordenador do encontro, forneceu algumas informações para compreender a sua importância.

Do que se trata e quem o promove  É um encontro de escuta, oração e discernimento promovido pela Secretaria Geral do Sínodo e pelo Dicastério para o Clero, juntamente com o Dicastério para a Evangelização (Seção para a Primeira Evangelização e as Novas Igrejas Particulares) e o Dicastério para as Igrejas Orientais . A iniciativa responde também às indicações dos participantes na Primeira Sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que sugeriram uma maior escuta da voz dos párocos. Quais são os objetivos  Escutar e valorizar a experiência sinodal que estão vivendo nas respectivas paróquias e dioceses. Possibilitar o diálogo e a troca de experiências e ideias. Fornecer os materiais que serão utilizados na elaboração do Instrumentum laboris da Segunda Sessão, juntamente com as sínteses da consulta coordenada pelas Conferências Episcopais e os resultados do estudo teológico-canônico realizado por cinco Grupos de Trabalho ativados pela Secretaria Geral do Sínodo.

Quantos serão os participantes?  O número de participantes foi determinado com um critério semelhante ao utilizado para a eleição dos membros da Assembleia Sinodal pelas Conferências Episcopais (cerca de 200)1. Contudo, tendo em conta os pedidos enviados por algumas Conferências Episcopais, o número de párocos será superior a 200. 

Para a Igreja de Rito Latino – segundo o número de membros de cada Conferência Episcopal: 1 representante para Conferências Episcopais com no máximo 25 membros; 2 representantes para Conferências Episcopais de 26 a 50 membros; 3 para Conferências Episcopais de 51 a 100 membros; 4 para Conferências Episcopais com mais de 100 membros. Além disso, 1 pároco de cada continente representando as circunscrições eclesiásticas sem Conferência Episcopal.

Para as Igrejas Orientais Católicas: 1 representante para cada Sínodo dos Bispos ou Conselho dos Hierarcas das Igrejas Orientais Católicas com no máximo 25 membros; 2 representantes para cada Sínodo ou Conselho com 26 a 50 membros; 3 representantes para cada Sínodo ou Conselho com mais de 50 membros.

Quais são os critérios usados  Para a seleção dos participantes, foi pedido às Conferências Episcopais e às Igrejas Orientais Católicas que tivessem em conta, na medida do possível, os seguintes critérios: Dar preferência aos párocos que tenham uma experiência significativa na perspectiva de uma Igreja sinodal. Favorecer uma certa variedade de contextos pastorais de origem (rurais, urbanos, contextos socioculturais específicos, etc.).

Como está estruturado o programa da reunião  Acontecerá em dois momentos importantes. Primeiro momento Em Sacrofano (29 de abril, 1º de maio): Tema geral: Como ser uma Igreja sinodal local em missão. Um tema para cada dia: O rosto da Igreja sinodal; Todos os discípulos, todos os missionários; Tecer laços, construir comunidade. Os trabalhos serão acompanhados por cinco especialistas: V. David (bispo, Filipinas), B. Ndubueze Ejeh (canonista, Nigéria), T. Halík (teólogo, República Tcheca), G. Routhier (teólogo, Canadá) e ML Zervino ( sociólogo, Argentina). Método de conversação no Espírito. Trabalho em grupo e plenário.

Tempo de oração (oração no início do dia, tempo de oração pessoal, celebração da Eucaristia). Pela manhã o Santíssimo Sacramento permanecerá exposto na capela. Segundo momento No Vaticano (2 de maio): Encontro-diálogo com o Santo Padre (Nova Sala do Sínodo). Eucaristia na Basílica de São Pedro (Altar da Cátedra).


Informações Zenit Editorial