No dia 12 de outubro, festejamos o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. A história de Nossa Senhora Aparecida está atrelada à história do Brasil. É uma devoção mariana que permanece e ganha força no país até os dias atuais, além disso, atrai devotos do mundo todo com sua história de força e fé. Nossa Senhora Aparecida é um dos diversos títulos de Nossa Senhora, mãe de Jesus. Esses diferentes títulos estão ligados ao local onde ela apareceu ou ao milagre que ela realizou.
Conheça cinco curiosidades sobre Nossa Senhora Aparecida:
- Em 1717 pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba, próximo a Guaratinguetá, São Paulo, fato que demonstra a humildade de Nossa Senhora e o desejo de realizar milagres na vida do povo que a ela era devoto.
- Em 1930, a Mãe Aparecida foi proclamada a padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI. No dia de sua festa, 12 de outubro, tem-se um feriado nacional em sua homenagem e para sua devoção.
- A imagem original de Nossa Senhora é quebrada, de modo que parte de sua mão direita está faltando. Esse fato também representa a humildade de Nossa Senhora.
- A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada no Santuário Nacional de Aparecida, é a maior basílica dedicada a Nossa Senhora no mundo, podendo abrigar 45 mil pessoas.
- O Santuário Nacional de Aparecida já recebeu diversos líderes religiosos e políticos, dentre eles, São João Paulo II e o Papa Bento XVI.
Nossa Senhora Aparecida é muito importante para a identidade e a cultura brasileira. A devoção a ela atrai peregrino de todas as partes do Brasil e do mundo. Diversos fiéis recorrem à Mãe Aparecida para pedir graças, encontrar consolo, agradecer e também para consagrar-se à ela. Muitas novenas são a ela dirigidas, bem como orações diversas.
Aproveite esta festa e participe da novena a Nossa Senhora Aparecida para agradecer o amor da Virgem conosco e interceder por nosso país!
Por Cláudia Pessoa do Hozana