Grau de Pertença

Discipulado

Quando o vocacionado ingressa na Comunidade, tanto na forma de vida como de aliança, seu primeiro vínculo com a Obra é como discípulo. A pessoa então recebe uma medalha de Nossa Senhora das Graças, como gesto de quem confia à Virgem Maria toda a sua vocação. Então o novo membro da Comunidade passa três anos como discípulo da Comunidade, sendo formado na vida diária da Obra, crescendo e amadurecendo na vivência do carisma, da vida fraterna, laboral e missionária. Passando por diversas formações (humana, doutrinal, espiritual e ministerial). Até passar para a próxima etapa que são os Vínculos Temporários.

Vínculos temporários

Após os três anos que o missionário Presença trilhou no vínculo do discipulado, o mesmo é convidado a fazer os Vínculos Temporários com a Comunidade, onde muda-se de medalha, passando a usar uma medalha de Nossa Senhora das Graças de prata. Esse período é de profunda maturidade para a vida do missionário, pois o prepara para os Vínculos definitivos com Deus no Carisma da Comunidade. Em geral são também três anos, onde o missionário aprofunda-se nos conselhos evangélicos, na vivência ou discernimento do seu Estado de Vida e na doação total de sua vida à missão.  

Vínculos definitivos

Após esses primeiros seis anos na Comunidade, abra-se para a pessoa um novo momento de reflexão para a vida do missionário, onde o missionário é convidado a emitir seus vínculos definitivos na Comunidade, ou seja, para sempre ser Comunidade Presença. Esse período é amadurecido junto aos formadores e pode demorar de um a três anos até que o mesmo emita os Vínculos Definitivos, recebendo como sinal uma cruz de prata, que para nós e símbolo de total oferta da vida para Deus e à Igreja.