HarperCollins publicará um novo livro do Papa Francisco

“Life. A minha história na História” será publicado mundialmente pela editora americana HarperCollins na primavera de 2024. No livro, os eventos que tiveram o maior impacto sobre a população mundial são entrelaçados com a vida pessoal do Papa Francisco e são lidos por meio de suas memórias. “Ao atingir uma certa idade, é importante, mesmo para nós mesmos, fazer memórias. É um exercício de discernimento que todos nós deveríamos fazer, antes que seja tarde demais!”

Life. A minha história na História, este é o título do novo livro do Papa Francisco, no qual ele conta pela primeira vez a história de sua vida através dos eventos que marcaram a humanidade, desde a eclosão da Segunda Guerra Mundial em 1939, quando ele tinha quase três anos de idade, até os dias atuais. O livro será publicado pela HarperCollins Publishers, que fez o anúncio nesta terça-feira. Concebido com a HarperCollins Itália, o livro representa para a editora um projeto global que será publicado na primavera de 2024 na Itália, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Brasil, França, Alemanha, México, Polônia, Portugal, Espanha e América do Sul.

Os eventos que mudaram o mundo vistos por Francisco

Esta é a primeira vez que a editora HarperCollins, sediada em Nova York, publica um livro de Francisco. Life. A minha história na História – informa um comunicado – é uma viagem extraordinária através das décadas para reconstituir os estágios mais significativos de nossos tempos, através das recordações do Papa. Entre elas estão: a queda do Muro de Berlim, o golpe de Estado de Videla na Argentina, o pouso na Lua em 1969 e até mesmo a Copa do Mundo de 1986, quando Maradona marcou o gol que entrou para a história como “la mano de Dios”. Memórias de um pastor que, do seu ponto de vista muito pessoal, conta os anos do extermínio nazista dos judeus, o bombardeio atômico de Hiroshima e Nagasaki, a grande recessão econômica de 2008, a destruição das Torres Gêmeas, a pandemia, a renúncia de Bento XVI e o Conclave que o elegeu Papa com o nome de Francisco. Eventos que, se lê, estão entrelaçados com a vida do ‘Papa callejero’ que, excepcionalmente, reabre o baú de suas memórias para contar, com a franqueza que o distingue, os momentos que mudaram o mundo.

Temas quentes da atualidade

Ao mesmo tempo, o Papa Francisco lança algumas mensagens importantes sobre os temas mais quentes da atualidade: desigualdades sociais, crise climática, guerra, armas atômicas, discriminação racial, batalhas pró-vida. A voz do Papa se alterna com a de um narrador, Fabio Marchese Ragona, vaticanista do grupo de televisão Mediaset, que em cada capítulo descreve o contexto histórico em que o Papa viveu.

Fazer memória para não repetir erros

O comunicado relata o comentário do Papa sobre o volume: “neste livro, contamos uma história, a história de minha vida, por meio dos eventos mais importantes e dramáticos que a humanidade vivenciou nos últimos oitenta anos. É um volume que vê a luz para que, especialmente a geração mais jovem, possa ouvir a voz de um homem idoso e refletir sobre o que nosso planeta viveu, para não repetir os erros do passado. Pensemos, por exemplo, nas guerras que assolaram e ainda assolam o mundo. Pensemos nos genocídios, nas perseguições, no ódio entre irmãos e irmãs de religiões diferentes! Quanta dor! Ao chegarmos a uma certa idade, é importante, até mesmo para nós mesmos, reabrir o livro de memórias e fazer lembranças: aprender olhando para trás, encontrar as coisas que não são boas, as coisas tóxicas que vivenciamos juntamente com os pecados que cometemos, mas também reviver tudo o que Deus nos enviou de bom. É um exercício de discernimento que todos nós deveríamos fazer, antes que seja tarde demais!”.

Uma honra levar sua história aos leitores de todo o mundo

“Temos a honra de publicar o livro do Papa Francisco”, disse Brian Murray, presidente e administrador da HarperCollins Publishers. “Desde sua vida na Argentina até sua nomeação como Pontífice da Igreja Católica, o Papa Francisco teve uma vida excepcional, testemunhando alguns dos momentos mais decisivos da história recente. Estamos ansiosos para levar sua história aos leitores de todo o mundo.”

Fonte: Vatican News