Igreja concede indulgência plenária aos fiéis na Solenidade de Pentecostes

Igreja concede indulgência plenária aos fiéis na Solenidade de Pentecostes.

No dia 28 maio, os católicos celebram a Solenidade de Pentecostes.  Para esse dia de graça, a Mãe Igreja concede aos fiéis a indulgência plenária, se recitarem publicamente o hino Veni Creator (Ó vinde, Espírito Criador) e, para os demais dias, concede a indulgência parcial ao fiel que recitar devotamente o hino.

A indulgência plenária é, também, concedida no dia primeiro de janeiro, Solenidade da Santa Mãe de Deus, se o referido hino for recitado publicamente.

Indulgência plenária e a parcial
Indulgência plenária, o próprio nome diz, ela redime totalmente a pena que a pessoa teria que cumprir no purgatório. Enquanto a parcial, redime só em partes. A plenária é totalmente eficaz e definitiva para as pessoas mortas. Por exemplo, se um fiel tem um parente que faleceu e cumpre pelo falecido uma obra indulgenciada, então, o falecido estaria liberto de todo o tempo dele no purgatório.

Condições necessárias para se obter indulgências
As indulgências plenárias, geralmente, consistem em uma obra que é indulgenciada e mais outras três condições: confissão, comunhão e oração pelo Santo Padre, o Papa. Estas três condições básicas sempre acompanham as obras que são indulgências plenárias. A pessoa, para receber a indulgência, precisa ter condição para cumprir as obras. Se uma pessoa está em estado de pecado, numa situação irregular e não pode se confessar, logo, é evidente que ela não pode receber indulgência.

“Pelas indulgências, os fiéis podem obter para si mesmos e também para as almas do Purgatório, a remissão das penas temporais, sequelas dos pecados” (CIC 1498).

Reze o Veni Creator:

Ó vinde, Espírito Criador

Espírito Criador,
As nossas almas visitai
E enchei os nossos corações
Com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessor
Do Deus excelso o Dom sem par,
A fonte viva, o fogo, o amor,
A unção divina e salutar.
Sois doador dos sete dons,
E sois poder na mão do Pai,
Por ele prometido a nós,
Por nós seus feitos proclamai.
A nossa mente iluminai,
Os corações enchei de amor,
Nossa fraqueza encorajai,
Qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli,
E concedei-nos vossa paz;
Se pela graça nos guiais,
O mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador
Por vós possamos conhecer.
Que procedeis do seu amor
Fazei-nos sempre firmes crer.


Fonte: Comunidade Canção Nova
Link: https://eventos.cancaonova.com/acampamento-de-pentecostes/cobertura/saiba-como-receber-indulgencia-plenaria-no-dia-de-pentecostes/