Jesus Cristo é o coração do ecumenismo, diz o papa Francisco aos luteranos

“Jesus Cristo é o coração do ecumenismo”, disse o papa Francisco hoje (20) ao receber uma delegação da Federação Luterana Mundial no Palácio Apostólico do Vaticano. “Ele é a encarnação da misericórdia divina, e a nossa missão ecumênica é dar testemunho disso”.

Para Francisco, o encontro é “um importante gesto de fraternidade ecumênica”. Ele recordou a visita desta delegação a Roma, há três anos, ocasião em que refletiu sobre o aniversário do Primeiro Concílio de Nicéia como um acontecimento ecumênico.

Ele disse que “em tal contexto, é um belo sinal de esperança, que ocupa um lugar especial na história de reconciliação entre católicos e luteranos”.

Francisco também recordou a “Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação”, assinada há 25 anos, como “outro sinal de esperança na nossa história de reconciliação”.

Por isso, incentivou a conservar “na memória como algo sempre vivo” e a celebrar este aniversário “como uma festa de esperança”.

“Que o Deus da esperança esteja conosco e continue a acompanhar com a sua bênção o nosso diálogo de verdade e de caridade”, disse.

Por fim, recordou uma “bela frase” do bispo ortodoxo Zizioulas, pioneiro do ecumenismo, que “dizia que conhecia a data da união dos cristãos: o dia do Juízo Final!”

“Mas enquanto isso, disse ele, devemos caminhar juntos: caminhar juntos, rezar juntos e fazer caridade juntos, rumo a esse dia hiperecumênico que será o Juízo Final”, concluiu o papa.


Informações: Almudena Martínez-Bordiú