Jesus viu o publicano – o pecador público

MATEUS APÓSTOLO E EVANGELISTA

Quem foi Mateus? Nasceu em Cafarnaum e exercia a profissão de cobrador de imposto. Seu nome de origem em hebraico – Mathais – que significa dom de Deus! Mas Jesus passando, olhou para aquele homem, e não foi apenas um olhar para o físico, mas um olhar de compaixão, amor e com misericórdia. Jesus viu o publicano – o pecador público – e dele se compadeceu e o chamou. O “Segue-me” que diz Jesus é um chamamento de profunda inquietação e de grande valor para quem ouvi o chamado do Senhor em seu íntimo.

Seguir, quer dizer: imitar, não tanto pelo andar dos pés, mas pela realidade dos atos. Imaginemos essa cena, Jesus ao passar olhar rogar a Deus pai e criador que não deixei de “olhar” pelos seus filhos. Como arde o coração de êxtase de fazer essa experiência do olhar de Jesus em nossa vida.

Mateus de cobrador de imposto a apóstolo e evangelista, verdadeiramente fez desse encontro um divisor de águas, de história de amor; de experiência do olhar que transforma, que é libertador, renovador, esse olhar que infundiu em seu espírito a luz da graça espiritual, no olhar todo o seu ser teve a convicção e a compreensão que podia abandonar todas as riquezas terrena, que podia se afastar dos tesouros temporais para tocar nos tesouros incorruptíveis, isto é, no céu.

Levi assim como era conhecido, leva ao primeiro momento com seu testemunho inúmeros grupos de pecadores que fizeram a experiência através do exemplo da penitência do perdão e mais o belo e verdadeiro prenuncio, e assim inicia o ofício de evangelizar. Olhando para esse chamado de Mateus que segue quebrando paradigmas pois já no início o realizou plenamente.

O maior banquete que ofereceu ao mestre foi a casa do seu coração preparando pela fé e pelo amor gratuito que encontrou naquele olhar.

Sobre o Evangelho de Mateus:

O evangelho de Mateus é o texto analisado pela Igreja, que deste do início do Cristianismo relata a comunidade eclesial trazendo o grande valor das bem-aventuranças, e reconhece neste relato um tipo de “carta magna’’ para o agir do cristão (Mt 5,1-2).

Em Mateus 5,17 a relação de Jesus com o antigo testamento onde Jesus, não vem revogar a lei ou os profetas. Em Mateus 16,13-20 a profissão de fé e o primado de Pedro, já no capítulo 18 se encontra termos importantíssimo para a convivência eclesial:

(18,1-4) quem é o maior?

(18,5-11) tomai cuidado com os escândalos

(18,12-14) a ovelha desgarrada

(18,15-18)) a correção fraterna

(18,19-20) a oração em comum

(18,21-35) o perdão das ofensas

Na tradição unanime da Igreja primitiva é de que Mateus, um dos doze foi o primeiro dos quatros evangelista a escrever um evangelho e que foi escrito no aramaico. A dada da redação do evangelho segundo são Mateus é fixado pela maioria dos estudiosos por volta dos anos 80 d.C. até 90 d.C.

Ao analisar o texto de Mateus estudiosos afirmam de que o texto foi escrito para comunidade com crise judaica pois é uso comum numerosas citações e corre com os textos da Tanak (a bíblia Hebraica, é composta por três parte distintas a Tará(lei) os Vebum(profetas) e o ktuvim(escrito).

Provavelmente a redação foi da cidade de Antióquia, ainda que São Jerônimo (347-420 d c) defenda a ideia de local de composição a Palestina tendo em vista os destinatários.

A visão geral do texto de Mateus apresenta o segundo esquema

Mt 1-2 narrativa da infância

Mt 3-7 o reino aparece

Mt 8-10 missão salvadora de Jesus

Mt 11-13 o reino escondido

Mt14-18 o reino se desenvolve

Mt 19-25 a comunhão da paixão

Mt 26-28 paixão e ressurreição

Mateus insere Jesus em conexão da história de Israel. Também revela a genealogia de Jesus, Mateus diz claramente que Jesus é Filho de Davi de Abrão, o patriarca – Mt 1,1-17.

Jesus, como o novo Moises: para os Judeus a parte principal da escritura hebraica é a Tará, mas Mateus coloca a atividade de Jesus em partes que contêm 5 discurso e 5 narrativas, enfatizando  que Jesus é o novo Moises. A lei o evangelho de Mateus vamos ver.

  1. Narrativa (3-4)
  2. Discurso (5-7)
  3. Narrativa (8-9 )10 milagre
  4. Discurso (10) missionário
  5. Narrativa (11-12) Jesus é rejeitado por Israel
  6. Discurso (13) as parábolas do reino
  7. Narrativa (14-17) fundamentos da Igreja
  8. Discurso (18) o chamado discurso eclesiológico
  9. Narrativa (19-23) a crítica aos grupos judaicos
  10. Discurso (24-25) temática do discurso é escatológico

Epílogo/26-28 a paixão, morte e ressurreição de Jesus.

E neste paralelismo entre Moises e Jesus, Mateus coloca o relato da infância e a ameaças de morte também sofre ainda para o Egito, e o retorno oportuno Mt 2,13-23.

Mas o que mais marca neste evangelho segundo Mateus é o chamado o olhar, o abrir o coração a disponibilidade e a certeza estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos, e o envio “ide.”

Maria Eridan
Missionária da Comunidade Católica Presença