Jovens de Manaus se reuniram na paróquia militar Nossa Senhora do Sameiro, no bairro Ponta Negra (AM), no dia 10 de dezembro, para rezar um terço na presença de relíquias de primeiro e segundo grau do beato Carlo Acutis por sua canonização que acontecerá no Ano Santo, durante o Jubileu dos Adolescentes, de 25 a 27 de abril de 2025, em Roma, na Itália.
O evento foi realizado pela arquidiocese de Manaus junto com o grupo Apostolado de Carlo Acutis, e contou com a participação do responsável pelo apostolado do beato Carlo Acutis no Brasil, padre Fabio Vieira, da diocese de Corumbá (MS).
Os jovens refletiram em cada dezena do terço sobre a vida e a missão do futuro santo millennial. Depois do terço, padre Fábio Vieira contou aos jovens a sua relação com o beato Carlo Acutis e o desejo do Céu que ele tinha.
O sacerdote disse que sua “história com o Carlo” começou “em 2012” quando conheceu a mãe de Carlo. “Eu tinha um santinho do Acutis e nesse santinho tinha um telefone”, disse o padre. “Quando cheguei a Roma, liguei e pra minha surpresa quem me atendeu foi a dona Antonia, que me convidou para visitá-la em casa. Daí nasceu uma grande amizade”.
Padre Fábio Vieira ainda falou que, “nem imaginava que em 2013, aconteceria um milagre” pela intercessão de Acutis no seu Estado, Mato Grosso do Sul, que levaria à beatificação de Carlo Acutis. O sacerdote contou aos jovens que participou “de todas as Audiências das Causas do Santos” e se “alegrou muito como caminhou o processo”.
“Dona Antonia insistiu muito para que eu fosse morar com eles, e eu decidi em 2019, para ajudar na Associação Carlo Acutis. Em 2020, quando veio a pandemia, continuávamos unidos, eu, a mãe, o pai, a avó e a tia. A Itália foi o primeiro país a se isolar, foi muito difícil, mas o que nos sustentou foi a Eucaristia”, relatou o padre.
Com relação a vida de Carlo Acutis, padre Fábio disse que ele repetia com frequência que seu objetivo era alcançar o céu.
“Aos sete anos de idade, quando ele fez a primeira Comunhão, ali é o divisor de águas, pois quando ele comunga ele diz: O meu projeto de vida está no Senhor. Hoje posso dizer a vocês que nesse um ano que vivi com a família do Carlo, que eles vivem o carisma do filho. Tem missa diária e o santo terço todos os dias. Até porque essa era a regra número um para que o Carlo pudesse atingir sua meta aqui na terra”, disse.
A arquidiocese de Manaus também realizou no dia 11, um encontro com os jovens e devotos do beato Carlo Acutis, na igreja São Sebastião, no centro de Manaus. E encerrará a programação de divulgação da devoção do beato Carlo Acutis hoje (12), às 18h, com uma missa com a benção da relíquia do beato Carlo Acutis, na catedral Nossa Senhora da Conceição, celebrada pelo bispo auxiliar de Manaus, dom Zenildo Lima. Segundo a arquidiocese, os jovens também são convidados nesta missa a realizar um gesto concreto às pessoas em situação de rua, “doando recursos que serão destinados para o que for de maior necessidade” delas.