Leão XIV está preparando a viagem à Turquia que Francisco desejava

O patriarca ortodoxo Bartolomeu e o Papa Francisco disseram várias vezes que iriam juntos ao local do Concílio de Nicéia para marcar os 1700 anos do evento

Indo um por um e tendo um longo momento com cada um, o Papa Leão XIV cumprimentou alguns jornalistas no final de uma audiência que concedeu a cerca de 6 mil profissionais de mídia em 12 de maio de 2025. Nessas breves conversas, o Papa Leão XIV revelou que está preparando uma viagem à Turquia para marcar o aniversário do Concílio de Nicéia. No entanto, ele descartou a ideia de uma próxima viagem aos Estados Unidos ou a Fátima, Portugal.

Depois de proferir seu discurso, Leão XIV aproximou-se dos jornalistas das primeiras fileiras, que naturalmente se apressaram em fazer-lhe algumas perguntas. Um jornalista italiano lembrou-lhe que este ano marca os 1700 anos do Concílio de Nicéia e a viagem planejada de Francisco junto com o patriarca ortodoxo Bartolomeu ao local do Concílio, que é a atual Iznik, na Turquia. O Pontífice respondeu: “Eu sei, estamos nos preparando para isso”.

Esta viagem, com sua forte dimensão de unidade cristã, foi um dos projetos planejados antes da morte do Papa Francisco e provavelmente teria acontecido no final deste mês, embora as datas nunca tenham sido oficialmente dadas pelo Vaticano. O tema da unidade parece estar muito próximo do coração do Papa Leão, a julgar pelo seu lema.

O Concílio de Nicéia, que estabeleceu o “Credo Niceno” – a profissão cristã de fé – começou por volta de 24 de maio do ano 325.

Nem os EUA, nem Portugal

O Papa Leão XIV também foi questionado por Lester Holt, do canal americano NBC News, que lhe perguntou se ele pretendia “voltar para casa em breve”. O Papa respondeu: “Acho que não”.

Um correspondente português do Vaticano lembrou ao novo Papa que a Igreja celebra a Virgem de Fátima amanhã, 13 de maio. Ela perguntou se ele planejava ir para lá. “O cardeal Prevost planejava ir, mas os planos mudaram”, brincou.

Conversas sobre esportes e o presente de uma relíquia

Ao saber de seu interesse pelo tênis, um membro da equipe de comunicação das Pontifícias Obras Missionárias se ofereceu para organizar uma partida entre o Papa e André Agassi, o famoso campeão americano.

O papa respondeu com humor: “Sim, mas não estamos trazendo Sinner”, brincando com o nome do jogador italiano Jannik Sinner, classificado como número um do mundo, e a palavra inglesa “sinner”.

Quando outros jornalistas sugeriram que ele jogasse duplas, ele confessou que joga, mas “não muito bem”.

Um jornalista americano conseguiu que ele assinasse uma bola de beisebol. A questão de suas lealdades entre as duas equipes de sua cidade natal tem sido um tema quente no cenário de notícias dos EUA desde sua eleição. (Seu irmão garante que torce pelo White Sox, não pelos Cubs.)

Em uma nota completamente diferente, a jornalista italiana Stefania Falasca presenteou o Papa com uma relíquia do Beato João Paulo I.


Informações de Paulo Teixeira – Aleteia EUA