Comediantes mexicanos, espanhóis, americanos e argentinos vão encontrar o Papa.

O evento, organizado conjuntamente pelo Dicastério para a Cultura e a Educação e o Dicastério para a Comunicação, visa estabelecer um vínculo entre a Igreja Católica e os comediantes.


O Papa Francisco se reunirá com os protagonistas do campo da comédia de várias partes do mundo. A Audiência será realizada no Palácio Apostólico, às 8h30 da sexta-feira, 14 de junho de 2024. O evento – organizado conjuntamente pelo Dicastério para a Cultura e a Educação e o Dicastério para a Comunicação – visa estabelecer um vínculo entre a Igreja Católica e os comediantes. “Dá-me, Senhor, o sentido de humor”, reza todos os dias o Santo Padre com as palavras de São Tomás More: “é uma graça que peço todos os dias, porque te eleva, te faz ver a natureza provisória do vida e levar as coisas com espírito”. É uma atitude humana, mas é a que mais se aproxima da graça de Deus” (entrevista à Tv2000, 20 de novembro de 2016).

O homem de Deus é reconhecido porque é capaz de viver com sentido de humor: «sem perder o realismo, ilumina os outros com um espírito positivo e esperançoso», escreveu o Papa em Gaudete et exultate, 122. Francisco reconhece o impacto considerável que a arte da comédia tem no mundo da cultura contemporânea. Através do talento humorístico e do valor unificador do riso hoje, são oferecidas reflexões únicas sobre a condição humana e a situação histórica. Além disso, a arte da comédia pode contribuir para um mundo mais empático e compreensivo. Além disso, a própria Sagrada Escritura «é rica em momentos de ironia, em que zombam da presunção de auto-suficiência, de prevaricação, de injustiça, de desumanidade, quando se revestem de poder e por vezes até de sacralidade» (Aos artistas, 23 de Junho de 2017). 2023). Francisco expressou a sua convicção de que os comediantes – atores, artistas, cartunistas, escritores – têm “a capacidade de sonhar novas versões do mundo”, e que muitas vezes o fazem “com ironia, o que é uma virtude maravilhosa”.

O encontro entre o Papa Francisco e os comediantes de todo o mundo pretende celebrar a beleza da diversidade humana e promover uma mensagem de paz, amor e solidariedade, e promete ser um momento significativo de diálogo intercultural e de partilha de alegria e esperança.


Fonte: Zenit