Neste mês de maio, dedicado a nossa Mãe Maria, aproveitemos para presenteá-la com algo feito por nós mesmos, algo que implique nosso esforço, nosso tempo, nosso carinho e nossa vontade de agradá-la.
Mas o que podemos dar a Maria que tenha todas estas características? Podemos encontrar a resposta ao considerar algo de que as mães costumam gostar muito: que seus filhos sigam seus bons exemplos.
Levando isso em consideração, confira a seguir algumas dicas de presentes para Nossa Senhora. Você pode dar um por semana ou entregar-lhe da maneira que seu coração pedir:
1. Dizer “sim” a Deus (leia Lc 1, 38)
Maria disse “sim” ao plano de salvação de Deus. Moldou sua vida segundo a vontade de Deus.
Você pode procurar dizer “sim” a Deus em algum âmbito da sua vida no qual você sabe que Ele está lhe pedindo isso: pode ser pedir perdão a alguém, fazer um favor, aceitar com paz uma situação etc.
2. Levar Jesus aos outros (leia Lc 1, 39-42)
Carregando Jesus em seu ventre, Maria se apressou em ajudar sua prima Isabel. Movida pela sua compaixão e vontade de servir, Nossa Senhora fez a primeira viagem missionária da história.
Você pode imitá-la visitando alguém que esteja doente ou algum idoso, para levar-lhe a alegria da presença de Deus; ou talvez compartilhar uma mensagem bíblica de esperança e amor.
3. Reconhecer e louvar as maravilhas de Deus (leia Lc 1, 46-55)
Na belíssima oração que conhecemos como “Magnificat”, Maria exprime seu apreço, gratidão e alegria por tudo que Deus faz na sua vida e na dos outros.
Você pode imitá-la vivendo uma atitude de gratidão e louvor, dedicando a cada dia um momento para valorizar e agradecer os favores e bênçãos recebidos de Deus.
4. Guardar tudo no coração (leia Lc 2, 19)
Deus não revelou a Maria tudo o que aconteceria e o que Ele esperava dela, mas Ela nunca se impacientou nem perdeu a esperança diante daquilo que não conhecia ou entendia. A Bíblia diz que Ela “guardava todas estas coisas no seu coração”, ou seja, que ia refletindo, orando, compreendendo e aceitando as coisas pouco a pouco.
Você pode imitá-la dedicando tempo a ler e meditar a Palavra, deixar que ilumine as vivências do seu dia a dia, conservando tudo isso no seu coração.
Se você der estes presentes a Maria, descobrirá que, assim como acontece com o seu Filho, tudo o que você dá a Ela de coração lhe será devolvido multiplicado em amor e bênçãos.