Na segunda-feira após a Solenidade de Pentecostes, celebramos a memória da Virgem Maria Mãe da Igreja. Onde elevamos o nosso olhar para Maria que estava com os apóstolos, quando veio o Espirito Santo.
A data foi instituída em maio de 2018, no Decreto “Ecclesia Mater” da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Com o objetivo de “favorecer o crescimento do senso materno da Igreja nos pastores, religiosos e fiéis, bem como da genuína piedade mariana”.
“A Mãe, que estava junto à cruz (cf. Jo 19, 25), aceitou o testamento do amor do seu Filho e acolheu todos os homens, personificado no discípulo amado, como filhos a regenerar à vida divina, tornando-se a amorosa Mãe da Igreja, que Cristo gerou na cruz, dando o Espírito”.
Somos convidados através deste dia voltar o nosso olhar para a Virgem Maria, que nos conduzirá a sermos verdadeiros membros do Corpo de Cristo, no qual o próprio Cristo é a cabeça. Que possamos ser acolhidos pela maternidade de Maria, e assim gerados por ela para realizar a vontade Divina em nossas vidas.
Recorramos a Nossa Senhora, pois ela é um caminho seguro que nos levará ao seu Filho, Jesus Cristo nosso Senhor!
Nossa Senhora, Mãe da Igreja, rogai por nós!