Meditações sobre o diário de Santa Faustina!

Aproveitar as próprias faltas para mais se aproximar de Deus.

“Novamente caí no mesmo erro, apesar do propósito sincero. Trata-se de uma pequena imperfeição e quase involuntária, no entanto, senti na alma uma dor tão aguda que interrompi o meu trabalho e, por um momento entrei na capela, caindo aos pés de Jesus. Com amor e grande dor pedia perdão ao Senhor; na conversação com ele jurei-lhe fidelidade. Então ouvi estas palavras: se não fosse essa pequena imperfeição, não virias visitar-me. Deves saber que, todas as vezes que vens a mim, humilhando-te e pedindo perdão, derramo uma imensidade de graças na tua alma e a tua falta desaparece diante de mim; vejo apenas o teu amor e a tua humildade. Não perdes nada, antes ganhas muito…” (Diário de Santa Faustina nº 1293)

Caro devoto de Jesus Misericordioso, neste trecho do Diário de Santa Faustina, é interessante ver que uma pequena falta cometida pela santa, seguida de uma oração e uma visita ao Santíssimo Sacramento, não causa um efeito negativo, mas pelo contrário, até um efeito positivo, isto é, de aproximação a Deus, humildade e oração.

Vemos, pois, que Deus na sua infinita bondade e misericórdia tira do próprio mal o bem, e assim usa daquela falta para uma maior aproximação a ele, e maior aumento de santidade.

A Simão o fariseu que convidou Jesus para uma refeição em sua casa, ele disse: tu não me deste água para lavar os pés, no entanto, esta mulher lavou meus pés com as suas lágrimas… Por isso eu te digo: a quem muito se perdoa, muito ama e disse a mulher: vai em paz, teus pecados estão perdoados.

Aproveitemos, portanto, nossas faltas para tirarmos proveito delas, fazendo delas um caminho de experiência de vida para mais amarmos a Deus e ao próximo.

Caro devoto de Jesus Misericordioso, diga ao ler esta reflexão: Divina Misericórdia eu me consagro a Vós.


Pe. Macedo da Divina Misericórdia.