O tradicional “desfile” celebrado em Roma durante os 40 dias da Quaresma em uma das igrejas que preservam a memória dos mártires aconteceu no último sábado, 15 de março, no Vaticano. Após a exposição da relíquia da lança de Longino, o centurião romano que perfurou o lado de Jesus, a celebração aconteceu no Altar da Cátedra, presidida pelo Cardeal Gambetti.
Na tarde de sábado, 15 de março, ocorreu na Basílica de São Pedro a “Statio Cuaresmal”. Este antigo rito da tradição romana, durante os quarenta dias da Quaresma, segundo um calendário pré-estabelecido, vê os fiéis e peregrinos pararem em uma das igrejas de Roma que preservam a memória dos mártires. As ladainhas dos santos são então recitadas em uma breve procissão, e a Eucaristia é celebrada.
Exposição da relíquia da lança de Longinus
No sábado anterior ao segundo domingo da Quaresma, a “Statio” acontece na Basílica do Vaticano, onde a procissão acompanhada pelas ladainhas chega à Loggia de Verônica. Aqui acontece a exibição da relíquia da lança de Longino, o centurião romano que perfurou o lado de Cristo. O Cardeal Mauro Gambetti, Arcipreste da Basílica Papal de São Pedro, preside então a celebração eucarística no Altar da Cátedra, com a presença dos cônegos da Basílica, dos sacerdotes que desejam concelebrar e do Povo de Deus.
A próxima “estaçãonão»
A primeira “Statio Cuaresmal” aconteceu na Quarta-feira de Cinzas, na Basílica de Santa Sabina. No domingo, 16 de março, segundo domingo da Quaresma, foi celebrada a “Statio” em Santa Maria in Domnica alla Navicella às 19h. Na segunda-feira, dia 17, porém, os fiéis se reunirão para celebrar o rito tradicional na Igreja de São Clemente, perto do Coliseu, às 18h30, enquanto na terça-feira, às 18h, poderão ir até San Saba, no Monte Aventino. Na quarta-feira, 19 de março, a Basílica de Santa Cecília em Trastevere sediará a liturgia às 17h30; no mesmo horário e na mesma área, mas na igreja de Santa Maria em Trastevere, no dia seguinte, quinta-feira, 20 de março. Na sexta-feira, a igreja de San Vitale em Fovea sediará o culto às 18h30. No sábado, 22 de março, às 19h, o encontro será em Santi Marcellino e Pietro al Laterano e no dia 23 de março, terceiro domingo da Quaresma, em San Lorenzo fuori le Mura, às 18h30.