Desde do dia 9 de novembro, até dia 11, na Sala Paulo VI, realiza-se o segundo encontro internacional para reitores e colaboradores de Santuários. Trata-se de uma oportunidade para continuar um curso de formação que teve uma primeira etapa em 2018 e um momento de reflexão em vista do Ano Santo de 2025.
O Santuário: casa de oração, este é o tema do segundo encontro internacional para reitores e colaboradores de Santuários, que se realiza do dia 9 ao dia 11 de novembro na Sala Paulo VI. Organizado pela Seção para as Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo pertencente ao Dicastério para a Evangelização, o encontro tem um subtítulo que explica sua perspectiva: A caminho do Jubileu 2025, em preparação, portanto, para o próximo Ano Santo. A reunião anterior, que envolveu líderes de santuários de todo o mundo, foi realizada em 2018.
Oração em suas múltiplas formas
O programa para os três dias inclui várias atividades que visam refletir sobre os diferentes aspectos da oração nos santuários. Na quinta-feira (09), depois da recepção às 15 horas e de um momento de oração, a primeira palestra foi sobre a “Oração de Intercessão” conduzida pelo padre Ermanno Barucco, OCD, professor da Pontifícia Faculdade de Teologia “Teresianum”, seguida por uma palestra do cardeal Angelo Comastri, arcipreste emérito da Basílica de São Pedro no Vaticano, sobre o tema “Acolhimento e despedida de peregrinos”. Às 18h, o concerto musical do “Piccolo Coro Le Dolci Note”.
A apresentação de uma pesquisa sobre Santuários na Itália
Os trabalhos nesta sexta-feira foram iniciados às 8h30min com a celebração eucarística no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, presidida por dom Rino Fisichella, proprefeito do Dicastério para a Evangelização. O programa, ainda na Sala Paulo VI, será retomado com uma palestra sobre “A Oração do Pecador”, proferida pelo padre Paul Brendan Murray, OP, professor da Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma. O monsenhor Marco Frisina, compositor e reitor da Basílica de Santa Cecília em Trastevere, falará sobre “Como rezar com música e canto”. À tarde, os temas serão “A oração na arte”, com David Lopez Ribes, pintor e vencedor do Prêmio das Academias Pontifícias de 2012, e “Oração popular”, com o padre Daniel Cuesta Gómez, SJ, que trabalha na pastoral juvenil e universitária na Galícia, Espanha. Às 18 horas, a apresentação do projeto “Censo dos Santuários nas Regiões Eclesiásticas da Itália” pela professora Giustina Aceto, docente da Pontifícia Faculdade Teológica Marianum, que será seguida por um debate dos participantes da conferência com os vários palestrantes.
Audiência com o Papa Francisco
No sábado, dom Fisichella falará novamente sobre o tema “O Santuário rumo ao Jubileu da Esperança”, enquanto uma série de testemunhos de todo o mundo oferecerá uma visão geral da “Oração nos Santuários Internacionais”. O momento chave e conclusivo do encontro será a audiência com o Papa Francisco, às 11h30min.
Informações: Vatican News