Nossa Senhora da Luz
“O povo que caminhava nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam no país da sombra da morte, uma luz resplandeceu. ” (Isaías 9, 1).
Os títulos de Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora da Purificação, são Títulos Marianos que fazem referência ao dia da purificação de Nossa Senhora e da apresentação de Jesus no templo, segundo a Lei Mosaica, ao dar à luz a mulher ficava impura por 40 dias e eram proibidas inclusive de ir ao Templo, passado este período, deviam apresentar-se ao sumo-sacerdote e oferecer um sacrifício para purificar-se e assim fez a Santíssima Virgem Maria, acompanhada de seu marido São José que levando Jesus, foram ao Templo cumprir o preceito.
No Cântico de Simeão descrito no evangelho de São Lucas sobre a purificação de Maria e a apresentação de Jesus no templo, o ancião glorifica Jesus como a Luz que vai iluminar todo povo, assim diz Simeão, iluminado pelo Espírito Santo, pegou Jesus no colo e dando glórias a Deus, proferiu as seguintes palavras: “Agora, Senhor, podeis deixar ir em paz vosso servo, conforme vossa palavra, porque meus olhos viram vossa salvação, que preparastes diante de todos os povos, luz para iluminar as nações e glória de Israel, vosso povo”. (Lucas 2, 30-32).
Quem trouxe esta Luz? Maria ao dar seu sim na anunciação, aceitou ser esta portadora da Luz, que primeiramente acolhe-A em seu ventre e depois levou a todo povo.
Nossa Senhora da Luz, rogai por nós!