Nossa Senhora do Conselho

Nossa Senhora do Conselho é um título atribuído a Virgem Maria, esta devoção é comemorada pela Igreja em 26 de abril, no Brasil particularmente é lembrado também no dia 02 de fevereiro, este mesmo título faz referência a Mãe do Bom Conselho, Nossa Senhora de Escodra, Nossa Senhora dos Bons Serviços e Santa Maria do Paraíso e está ligado a um ícone de Nossa Senhora atualmente exposto em GenazzanoItália, na Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho. Em 22 de abril de 1903 o Papa Leão XIII, que tinha seu papado sob a proteção da Virgem do Bom Conselho, adicionou a invoção Mater Boni Consilii, ora pro nobis, à ladainha lauretana, o mesmo Papa construiu um altar dedicado a Mãe do Bom Conselho em seu oratório privado, redigiu poesias e agraciou a igreja de Genazzano com o título de Basílica Menor em uma de suas visitas ao santuário.

Com a conversão do Imperador Constantino e o fim da perseguição aos cristãos e da crucifixão no ano 312, os sucessores do imperador doaram a cidade de Genazzano, Itália, para a Igreja, e entre os anos de 432 e 440, o Papa Xisto III mandou construir uma Igreja dedicada à Nossa Senhora do Bom Conselho ao lado de um convento fundado por Santo Agostinho.

Na idade média existia também uma outra igreja na cidade de Scutari, Albânia, onde era venerada uma imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho. No ano de 1467 maometanos turcos invadiram e dominaram a Albânia e com a perseguição, muitos cristãos tiveram que deixar o país ou permanecer na clandestinidade. Diz a tradição que dois peregrinos albaneses de nomes Solavis e Georgi entraram no santuário e presenciaram um milagre, que a pricípio não entenderam, uma nuvem divina rodeou a estampa de Nossa Senhora que estava na parede e a elevou-a ao céu seguindo a direção de Roma, os dois tentaram acompanhar a imagem e com muita confiança caminharam a pé enxuto sobre o Mar Adriático, até perde-la de vista. Na cidade Genazzano no  dia 25 de abril, na festa de São Marcos Evangelista, quando ocorria uma feira pública que contava com uma grande multidão, surgiu no céu uma nuvem em forma de coluna, suspensa no ar, esta coluna baixou em direção a parede da igreja que estava em reconstrução e quando a nuvem dissipou, foi imprimido na parede à vista de todos uma imagem de Nossa senhora do Bom Conselho, pintada a fresco, ao mesmo tempo os sinos passaram a badalar causando ao mesmo tempo um grande espanto na população e a conversão de muitos pagãos.

Depois deste fato os padres agostinianos começaram a divulgar o culto, os dois peregrinos, Solavis e Georgi, que haviam presenciado a imagem sendo levada da cidade de Scutari ficaram sabendo do milagre ocorrido em Genazzano, e como eram muitos devotos foram reverenciar a imagem, mas ainda não haviam relacionado o primeiro milagre ao segundo, quando viram a estampa fixada na parede da igreja, constataram que era a mesma que havia sido levada de Scutari, ficando claro que a imagem havia sido carregada por anjos de uma cidade para a outra, por desígnio de Nossa Senhora. Quando voltaram a sua cidade natal, contaram o fato e foram interrogados por uma comissão sob juramento e o fato foi levado ao Papa Paulo II (pontificado 1464 a 1471), que iniciou um processo para apurar a veracidade dos fatos.

O Papa João Paulo II, na viagem apostólica que fez a Albânia em 1993, dirigiu-se ao antigo templo e doou uma reprodução da imagem original, que foi entronizada na igreja, o Vaticano a partir daquele ano financiou as obras de reconstrução do Santuário, que antes havia sido depreciado pelo regime comunista.

Oração a Nossa Senhora do Bom Conselho: “ Gloriosíssima Virgem, escolhida pelo Conselho Eterno para ser Mãe do Verbo Encarnado, tesoureira das divinas graças e advogada dos pecadores, eu, o mais indigno dos vossos servos, a Vós recorro, para que Vos digneis de ser o meu guia e conselho neste vale de lágrimas. Alcançai-me, pelo preciosíssimo Sangue de vosso Divino Filho, o perdão de meus pecados, a salvação da minha alma e os meios necessários para operá-la. Alcançai para a Santa Igreja o triunfo sobre os seus inimigos e a propagação do Reino de Jesus Cristo por toda a Terra. Assim seja. ”

“ Mãe do Bom Conselho, rogai por nós! ”


André Luís Fernandes Crupelati – issionário Comunidade Católica Presença