O Papa Francisco nomeou o padre jesuíta chileno Cristóbal Fones como o novo diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, uma obra pontifícia cuja missão é promover e encorajar as intenções mensais de oração do Santo Padre.
Segundo uma nota publicada no site da Rede Global de Oração do Papa, o Padre Fones sucederá ao Padre Frédéric Fornos e tomará posse no dia 1 de janeiro de 2025.
O jesuíta chileno foi nomeado pelo Papa por sugestão do atual Superior Geral dos Jesuítas, o padre venezuelano Arturo Sosa , por se tratar de uma obra pontifícia confiada à Companhia de Jesus.
“Peço-lhes que me acompanhem com suas orações e os convido a continuar encorajando-se mutuamente nesta missão de compaixão, ao serviço de quem sofre, fortalecendo um compromisso sério com a missão de Jesus no meio de um mundo que anseia e precisa tanto de justiça e paz”, escreveu o Padre Fones no Facebook após a sua nomeação.
O que é a Rede Mundial de Oração do Papa?
A Rede Mundial de Oração do Papa, segundo o seu site , é uma “obra pontifícia, cuja missão é mobilizar os católicos através da oração e da ação, face aos desafios da humanidade e da missão da Igreja. Estes desafios são apresentados sob a forma de intenções de oração confiadas pelo Papa a toda a Igreja”.
“Foi fundado em 1844 como Apostolado da Oração. Está presente em 92 países e é composta por mais de 22 milhões de católicos. Inclui o seu ramo juvenil, o MEJ – Movimento Eucarístico Juvenil”, acrescenta.
Em dezembro de 2020, o Papa Francisco estabeleceu esta obra pontifícia como uma fundação do Vaticano e aprovou os seus novos estatutos.
Quem é Cristóbal Fones, novo diretor da Rede Mundial de Oração do Papa?
Padre Cristóbal Fones Claro nasceu em 11 de março de 1975 em Calera de Tango, a cerca de 30 quilômetros de Santiago, Chile. Ele tem 49 anos. Ingressou na Companhia de Jesus em 1994.
Estudou Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Chile e obteve o título canônico em Teologia Sacramental e Litúrgica na Universidade Católica da América em Washington DC (Estados Unidos).
Estudou música – à qual também se dedica há alguns anos como cantor e compositor – na Berklee College of Music, em Boston (Estados Unidos). Foi ordenado sacerdote em 2007.
Padre Fones trabalhou no acompanhamento espiritual de jovens e crianças em idade escolar no Chile. Até antes desta nomeação foi Delegado para a Formação dos Jesuítas da Província do Chile.