O nome de Jesus, a oração perfeita!

Se você começa a perder de vista o que é a fé e a diferença que significa ser um cristão, você só tem que dizer uma palavra, que é a oração perfeita: Jesus.

João promete: “Eu vos escrevi isto, para que saibais que tens a vida eterna, vós que puseste a vossa fé em nome do Filho de Deus” (1 Jo 5:13).

Esta vida eterna já está começando a animar e transformar sua vida terrena toda vez que você pronuncia este Santo Nome. Como o padre italiano Raniero Cantalamessa nos lembra:

Repetir o nome de Jesus, com fé no poder do Senhor, quebrará o fio do mal ou do pensamento inútil e gradualmente instalará em vós o espírito que estava em Cristo Jesus.

O nome do Senhor salva

Paulo, falando de sua experiência pessoal, dá o melhor conselho às comunidades cristãs: “Todo aquele que invoca o nome do Senhor será salvo” (Rm 10, 13). Esta salvação prometida significa ser capaz de escapar da nossa própria finitude.

O Rezando o Santo Nome pode até ter um efeito positivo sobre o mal cometido: Seus pecados são perdoados pelo nome de Jesus” (1 Jo 2, 12). A comunhão entre os cristãos se torna realidade, porque todos eles pertencem a Deus em nome de Jesus.

A maior honra do crente

O místico inglês Richard Rolle escreveu:

Se você pensar continuamente sobre o nome de Jesus e o manter firme, purifique seu pecado e inflame seu coração; esclarece sua alma, remove a ira e dissipa a preguiça. Aumentar o amor e cumprir a caridade. Explore o demônio e apague o medo. Abre o céu e transforma o homem em contemplativo. Elimine todos os vícios que eles amam.

O nome daquele que não deixa de chamá-lo de seus amigos devorar devoção. Para os cristãos, este nome é particularmente importante porque, como dizia São Bernardo de Siena: “O nome de Jesus é a maior honra do crente”, pela qual as orações da Igreja descem ao céu até o fim dos tempos.

Oração

Finalmente, podemos repetir com São Bernardo:

Oh Jesus, sua única memória
Encha o coração com doce prazer,
Mas sua presença é tão doce
Isso bate o mel e tudo.
Não se pode dizer que nada,
Nada canta, ouvido ou pensou
Torná-lo mais doce, por favor?
Que o nome do meu Jesus.