O Papa Francisco receberá o Rei Carlos III da Inglaterra em abril, se a saúde permitir.

O Papa Francisco deve receber o rei Carlos III da Inglaterra e sua esposa Camilla em uma audiência privada no Vaticano em 8 de abril. 

Embora o Vaticano ainda não tenha anunciado oficialmente o encontro, o Palácio de Buckingham o confirmou em um comunicado à imprensa divulgado na terça-feira, embora tudo dependa do estado de saúde do Santo Padre, que está hospitalizado há mais de um mês na Policlínica Gemelli com pneumonia bilateral.

Esta visita faz parte de uma viagem oficial que a monarca fará à Itália de 7 a 10 do mês que vem. Durante esses dias, ele também se encontrará com o Presidente da República, Sergio Mattarella, e a Primeira-Ministra, Giorgia Meloni.

Em sua última atualização sobre sua saúde, o Vaticano informou que a condição clínica do Papa Francisco permanece estável e que as melhorias permitiram que ele respirasse sem ajuda em determinados momentos do dia.

Da mesma forma, no último domingo, o Vaticano compartilhou a primeira foto do Papa Francisco no Hospital Gemelli desde sua internação em 14 de fevereiro.

Embora os médicos tenham retirado seu prognóstico reservado na semana passada e o Papa não esteja mais em “perigo iminente”, uma data para sua alta do hospital e retorno ao Vaticano ainda não foi definida.

Vale destacar que a coroação do Rei Carlos III da Inglaterra na Abadia de Westminster, em Londres, Inglaterra, em maio de 2023, contou, pela primeira vez desde a época da Reforma Anglicana, com a presença de dois representantes do Papa e da Santa Sé. 

A cerimônia contou com a presença do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano,  representando o Papa Francisco , e do Bispo Miguel Maury Buendía, Núncio Apostólico na Grã-Bretanha, representando a Santa Sé.

Da mesma forma, como um “gesto ecumênico”, o Papa Francisco doou dois fragmentos da Cruz na qual, segundo a tradição, Jesus Cristo foi crucificado para a coroação de Carlos III. Desde sua ascensão ao trono, o Papa e o monarca não se encontraram oficialmente.


Informações: Almudena Martínez-Bordiú