O pesar do Papa pelo desastre na mineração no Irã

Pelo menos 50 pessoas morreram numa explosão em uma mina de carvão no nordeste do país. As autoridades acreditam que os trabalhadores presos na mina não sobreviveram.

Num telegrama assinado pelo secretário de Estado Vaticano, cardeal Pietro Parolin, o Papa Francisco expressa o seu pesar pelas vítimas da explosão numa mina de carvão em Tabas, no nordeste do Irã. O acidente, que ocorreu na noite de sábado, 21 de setembro, deixou pelo menos 50 mortos. Várias pessoas ainda estão desaparecidas.

Francisco assegura “suas orações por aqueles que morreram e por suas famílias enlutadas”, expressando “sua solidariedade espiritual aos feridos”. O Papa “invoca sobre todos os afetados por essa tragédia” as bênçãos divinas “de força, consolação e paz”.

O acidente

De acordo com a mídia iraniana, a explosão ocorreu enquanto cerca de setenta pessoas trabalhavam no local e foi causada por um vazamento de metano. As autoridades acreditam que os trabalhadores presos na mina não sobreviveram.

Esse é um dos piores desastres de mineração da história recente do Irã. O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, ordenou a abertura de uma investigação. Segundo fontes locais, a mina não adotou as medidas de segurança exigidas pelas normas iranianas.


Informações: Vatican News