Poucos dias antes do início do Advento de 2024, partilhamos algumas informações importantes sobre os quatro domingos que irão preparar a Igreja Católica para celebrar o nascimento de Jesus Cristo e o início do Ano Jubilar de 2025.
1. Quando serão realizados?
a) O Advento, do latim “ad-venio” (vem, chega), começa no domingo mais próximo da festa de Santo André (30 de novembro). Em 2024, o Advento começará no domingo, 1º de dezembro.
b) O Advento começa com as “primeiras vésperas” do primeiro domingo e termina com as “primeiras vésperas de 25 de dezembro”. As Vésperas são celebradas ao pôr do sol (aproximadamente às 18h), portanto o Advento começará na noite de 30 de novembro.
c) O Advento é um tempo litúrgico de preparação para o Natal que abrange 4 domingos, mas não necessariamente quatro semanas . Por exemplo, este 2024 durará 3 semanas e quase 3 dias porque na noite de terça-feira, dia 24, será a primeira véspera de 25 de dezembro.
d) Este Advento de 2024 é particular porque será também um tempo de preparação para o grande Jubileu de 2025 , que terá início na noite de 24 de dezembro. O Papa Francisco celebrará missa na Praça de São Pedro e a Porta Santa será aberta, segundo o site do jubileu. No próximo ano celebraremos 2.025 anos do nascimento de Cristo.
2. Cores e velas
A cor roxa é típica do Advento e simboliza penitência e austeridade . Uma tradição típica deste tempo de espera é a coroa do Advento , composta por um círculo de ramos verdes e quatro velas (três roxas e uma rosa).
A primeira vela roxa é acesa no primeiro domingo do Advento , que este ano é domingo, 1º de dezembro.
A segunda vela roxa será acesa no segundo domingo do Advento , 8 de dezembro.
A terceira vela é rosa, referente ao terceiro domingo do Advento , 15 de dezembro, também chamado de “ Domingo Gaudete ”, palavra latina que significa alegrar-se. O rosa simboliza a alegria da aproximação do Natal.
A última vela roxa será acesa no quarto domingo, que será comemorado no dia 22 de dezembro.
3. Um advento dividido em duas partes
O Advento é dividido em duas partes, com leituras específicas para domingos e dias de semana:
a) Domingos:
Primeiro Domingo: A vinda do Senhor no fim dos tempos
Segundo e terceiro domingo: São João Batista
Quarto Domingo: Eventos anteriores ao nascimento de Jesus
A primeira leitura é de “profecias sobre o Messias e o tempo messiânico”, geralmente do livro de Isaías.
A segunda leitura , extraída dos escritos dos apóstolos no Novo Testamento, contém orientações e ensinamentos sobre as características do Advento
b) Dias da semana:
De 1º a 16 de dezembro: Leituras do livro de Isaías e sua relação com os evangelhos. A partir da quinta-feira da segunda semana do Advento, a primeira leitura continua com Isaías ou com algum texto bíblico relacionado ao Evangelho, baseado em São João Batista.
De 17 a 24 de dezembro: Evangelhos de Mateus (capítulo 1) e Lucas (capítulo 1) sobre os acontecimentos anteriores ao nascimento de Jesus. Na primeira leitura são lidos textos do Antigo Testamento com algumas importantes profecias messiânicas
4. O que acontece com os falecidos, santos, casamentos e canções?
A Conferência Episcopal Espanhola apresenta em seu site as Normas Particulares do Tempo do Advento .
Missas pelos defuntos ou celebração de santo ou outra solenidade não são permitidas nos domingos do Advento. É por isso que em 2024 a solenidade da Imaculada Conceição, que coincide com o segundo domingo do Advento, 8 de dezembro, passa para segunda-feira, dia 9.
Os casamentos durante o Advento recebem uma bênção de casamento na qual o casal é lembrado de quão especial é a época do Advento.
A decoração do altar é sóbria e os instrumentos musicais são tocados com moderação.
O Glória não é cantado, exceto nas festividades da Imaculada Conceição e da Virgem de Guadalupe (12 de dezembro).