Palavra de Deus: escutar ou por em prática?

O evangelho de hoje é dirigido para os discípulos, e você saberia me dizer quem são hoje os discípulos de Jesus? Você meu irmão que experimentou o amor de Cristo e hoje o segue.

Estamos vivendo na Igreja o tempo do advento; um tempo de conversão, purificação, espera alegria e preparação para a grande chegada do Menino Jesus em nosso meio.  Esse evangelho de hoje traz para nós cristãos algumas dicas de como aprofundar e adentrar nesse mistério do Natal.

Quando lemos no versículo 24 onde nos diz:

“Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.”

Ouviu as palavras e as põe em prática! Escutamos muitas vezes a palavra de Deus no nosso dia a dia, nas missas, na leitura da palavra, liturgia das horas, pregações e tantos outros meios, mas encontramos dificuldades para por em prática. E porque encontramos essas dificuldades? Você saberia dizer isso a você mesmo? Quando estamos alicerçados na palavra de Deus podem vir à ventania das provações, tentações, fraqueza, dúvida, medo, insegurança que não seremos atingidos, pois a palavra conduzirá, orientará e trará paz a nossa vida, visto que será o próprio Cristo que falará conosco.

A palavra de Deus ela é transformadora, pois ela tem o poder de mudar nossos comportamentos e condutas, ela nos convence do que estamos fazendo de errado, ela tem poder curador. Ouvir a palavra de Deus é maravilhoso, mas não basta somente ouvir a palavra, devemos colocá-la em pratica.

Uma dica de Deus para nos prepararmos para o a Advento é justamente isso: Ouvir e colocar a palavra de Deus em prática. Nosso coração não precisa ser somente uma manjedoura, mas sim um trono, pois Ele é digno de chegar e encontrar em nosso coração esse lugar que irá recebê-lo com maior alegria.

A pessoa que escuta a palavra, mas não a coloca em prática é uma pessoa desobediente. Essa desobediência é porque a pessoa é orgulhosa e pensa sempre estar certa, sabe o que acontece com essa pessoa? A casa cai. Se eu e você meu irmão escutarmos a palavra de Deus e não colocá-la em prática estaremos sendo desobediente a voz de Deus. E como nossa patrona Santa Catarina de Senna nos ensina, a obediência é a chave que abre a porta do céu. Você quer ir para o céu? Então precisamos ser obediente à voz e a palavra de Deus, pois ela será para nós como um GPS que nós levará ao paraíso.

O que adiantaria termos o GPS em mãos, sendo que ele nos mandaria virar a direita e por conta própria, por achar que estamos certo viramos à esquerda? Não adiantaria em nada. Esse GPS que utilizamos no carro é uma voz que nos guia, na Sagrada Escritura é o próprio Deus que vai nos conduzir, orientar e falar. Quer ser prudente? Escute e coloque em prática a palavra de Deus!

Podemos então concluir com o que esta escrito no início desse evangelho “Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor entrará no reino do céu”, porque não adianta somente escutar, repetir o que escutamos, precisamos urgentemente colocar em prática para assim darmos verdadeiros e autênticos testemunhos do quanto é bom ser de Deus. Quando colocamos tudo isso em prática a nossa vida é transformada, pois assim como o remédio quando fazemos uso dele tende a trazer para nos o alivio das nossas dores, a palavra não alivia somente a dor física, mas sim a dor da alma nos tirando da sombra da morte que nos encontrávamos. Portanto se queremos ser Santos, devemos colocar a palavra em prática!

Que nesse tempo do advento você escute a palavra de Deus e venha a coloca-la em prática aguardando o Menino Deus chegar em nosso meio.

Graça e paz!

 

Lucimar Maziero

Fundadora da Comunidade Católica Presença