A confirmação veio da Sala de Imprensa do Vaticano. O Pontífice já visitou o Capitólio em 2019.
O Papa Francisco visitará o Campidoglio, (Prefeitura de Roma), no dia 10 de junho, às 9 horas. A notícia, antecipada no início desta sexta-feira (10/05) pelo capelão da Polícia de Roma Capital, padre Massimo Cocci, durante a bênção dos novos policiais municipais na Praça del Campidoglio, foi confirmada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
Em 26 de março de 2019, exatamente dez anos desde a última visita de um Pontífice ao Monte Capitolino, o Papa Francisco visitou o Campidoglio. A então prefeita de Roma Virginia Raggi (atualmente é Roberto Gualtieri), recebeu o Papa no Palazzo Senatorio e depois o acompanhou até seu escritório para um encontro privado e nas etapas subsequentes da visita, incluindo a última à Sala Júlio César, de onde o Papa anunciou seu apelo a Roma e aos romanos: “Roma, fecundada pelo sangue dos Mártires, saiba extrair de sua cultura, moldada pela fé em Cristo, os recursos de criatividade e caridade necessários para superar os medos que correm o risco de bloquear iniciativas e caminhos possíveis. Esses poderiam fazer a cidade florescer, unir as pessoas e criar oportunidades de desenvolvimento, tanto cívico e cultural quanto econômico e social. Roma, cidade das pontes, nunca dos muros!”.
Em 10 de junho, o prefeito Gualtieri, que foi recebido em audiência pelo Papa em 4 de janeiro, como é tradição no início de cada novo ano, dará as boas-vindas a Francisco. Em suas Redes Sociais, o prefeito divulgou que, durante aquele encontro de janeiro “profundamente inspirador”, ele ilustrou ao Pontífice “o progresso do trabalho dos muitos projetos que colocamos em prática para o Jubileu, para a acolhida e para cuidar das pessoas mais frágeis”. “Roma”, acrescentou Gualtieri, “ama seu bispo, que melhor representa sua vocação à solidariedade, à fraternidade e à paz”.