Evento em Roma reúne cerca de 300 consagrados de todo o mundo. “Nós pensamos que agora juntos podemos pensar estes valores da esperança e da paz que nós colocamos no centro desse nosso caminho na direção do Jubileu, peregrinos da esperança, num caminho de paz”, declarou o cardeal brasileiro Dom João Braz de Aviz
Entre os dias 1 e 4 de fevereiro de 2024, mais de 300 representantes das diferentes formas de vida consagrada de mais de 60 países se reunirão em Roma: um religioso, um membro de um instituto secular e uma mulher consagrada pertencente à Ordo Virginum de cada país.
Uma nova etapa na jornada rumo ao Jubileu de 2025, para compartilhar experiências de vida e missão, com o desejo de retornar a seus países com o mandato de continuar a ser um sinal de reconciliação entre os povos.
“Peregrinos da esperança, no caminho da paz” é o tema do Jubileu da Vida Consagrada que será realizado em Roma nos dias 8 e 9 de outubro de 2025. Os consagrados e as consagradas querem refletir sobre a grande necessidade de paz, uma urgência do nosso tempo, para responder ao apelo do Papa Francisco de criar, através do caminho jubilar, um clima de esperança e confiança como sinal de renascimento do qual toda a humanidade sente necessidade.
“Nós pensamos que agora juntos podemos pensar estes valores da esperança e da paz que nós colocamos no centro desse nosso caminho na direção do Jubileu, peregrinos da esperança, num caminho de paz, caminhando na paz, buscando a paz. Nós queríamos então juntos, mas não mais só nós, mas no estilo sinodal, no estilo que nós aprendemos, estamos aprendendo a caminhar, começando desde a participação de todos, até esse momento em que quatro representantes dessas nossas congregações possam chegar até aqui para estarmos juntos”, disse o Card. João Braz de Aviz, Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
O programa será desenvolvido por meio de quatro temas principais: 1 de fevereiro: «Acreditando na esperança»; 2 de fevereiro: «Crescendo na caridade»; 3 de fevereiro: «Com a força da fé»; 4 de fevereiro: «Testemunhando a esperança».
Missa com o Papa
Durante o evento, no dia 2 de fevereiro, festa da vida consagrada, o Papa Francisco presidirá à missa na Basílica de São Pedro às 17h30 locais (13h30 no horário de Brasília) com transmissão ao vivo.
“Nós teremos conosco naquele dia o Papa que preside a missa, aqui na Basílica de São Pedro, e nós teremos em seguida ainda uma ou duas missas que serão feitas aqui em Roma e uma será ainda na Basílica de São Pedro justamente com este mesmo de estar nos lugares dos apóstolos, estar no lugar onde a fé cristã é iluminada por esse magistério de Pedro, onde nós podemos encontrar toda essa energia nova do Evangelho pra caminhar.”
Fonte: Vatican News