Uma petição online em cinco idiomas, que já conta com 12 mil assinaturas desde que foi lançada no início de junho, pede desde a instituição da memória litúrgica do Castíssimo Coração de São José, que ainda não existe no calendário romano da Igreja. “Penso que essa petição não é apenas para uma assinatura, ela é para honrar o nome de são José”, disse à ACI Digital a cardiologista Kátia Lucena, de Natal (RN), que encabeça a iniciativa. “O coração de são José é ardente de amor por nós também, como o de Jesus e de Maria. Esses três corações vão nos trazer muitas graças”, completou.
Tudo começou depois que fez sua consagração a Nossa Senhora, em 2020. Na época descobriu que havia o livro Consagração a São José: As Glórias de Nosso Pai Espiritual, de Donald H. Calloway, mas que ainda não havia chegado ao Brasil. “Comecei a rezar para que esse livro fosse traduzido ao português, porque queria também me consagrar a são José”, disse. O lançamento do livro no Brasil aconteceu em 2021.
O próprio livro fala sobre a devoção ao coração de são José e destaca que ainda não há uma festa litúrgica dedicada a ele.
A petição encabeçada por Kátia Lucena tem o apoio dos apostolados Mãe dos Sacerdotes e Filhos de São José. A cardiologista contou que tiveram “dificuldade com o site” e, foi então “que se juntou a nós o aplicativo católico Pocket Terço”.
A petição sugere que a memória do Castíssimo Coração de São José seja celebrada na quarta-feira depois da solenidade do Sagrado Coração de Jesus e da memória do Imaculado Coração de Maria. O padre Fábio Vanderlei disse que, “caso a Santa Igreja se manifeste favorável” a proposta dessa data é “justamente para manifestar a vínculo indissolúvel desses três corações que formaram a Sagrada Família e que estiveram intimamente unidos no mistério da redenção do gênero humano: coração de filho obediente, coração de mãe solícita e coração de pai providente”. Além disso, “a quarta-feira também é tradicionalmente o dia de devoção a são José”.
A petição, disponível em português, inglês, espanhol, italiano, francês e alemão, conta com apoio do arcebispo de Natal, dom João Santos Cardoso, e diversos padres.
Para assinar a petição pela instituição da memória litúrgica do Castíssimo Coração de São José, basta acessar o site corjoseph.org.
Mais informações sobre a iniciativa podem ser conferidas no Instagram @castissimocoracaodesaojose.