A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) cumpre de sexta-feira, 31 de janeiro, até o próximo dia 10 de fevereiro, a agenda da visita anual ao Santo Padre e a alguns dicastérios da Cúria Roma. A programação e a agenda é organizada pelo Dicastério para os Bispos.
O bispo auxiliar de Brasília e secretrário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, afirma que a viagem é uma grande oportunidade de apresentar ao Papa Francisco e aos prefeitos dos Dicastérios o andamento da Evangelização no Brasil, os projetos da Conferência e de suas Comissões Epsicopais. “Acima de tudo, é um momento de ouvir o que o Santo Padre e os Dicastérios têm a nos dizer”, disse.
A presidência da CNBB preparou o relatório: “CNBB 2024 – No caminho sinodal, rumo ao Ano Jubilar” que será entregue ao Papa Francisco. “Estamos felizes por podermos participar também do Ano Jubilar. Vamos pedir a bênção do Papa a todo brasileiro e às novas diretrizes gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil que serão aprovadas na 62ª Assembleia Geral da CNBB”, disse.
Dom Ricardo pontua que a presidência vai mostrar que a Igreja no Brasil está em plena comunhão com o Sínodo sobre a Sinodalidade, o Jubileu da Esperança e com tudo aquilo que o Santo Padre apresenta como grandes linhas de seu ministério Petrino.
“De maneira geral, a expectativa é muito boa e esperamos que, mais uma vez, possamos apresentar a beleza e a dinâmica da evangelização no Brasil e nos unir em comunhão, em fraternidade e, acima de tudo, em unidade como Papa Francisco e todos os Dicastérios”, disse dom Ricardo.
Agenda oficial
A agenda de visitas tem início na terça-feira, 4, e se estende até o dia 10 de fevereiro. A audiência com o Papa Francisco está marcada para o dia 6 de fevereiro, às 8h (horário do Vaticano).
Além de alguns Dicastérios, a presidência também visitará a Secretária de Estado do Vaticano, as Pontifícias Academia para a Vida e Comissão para a Tutela de Menores. Na agenda também está prevista uma visita à Conferência Episcopal Italiana.
No dia 8 de fevereiro, às 18h (horário do Vaticano), o cardeal Jaime Spengler tomará posse do título da paróquia de São Gregório Magno. Na tradição da Igreja, ao ser criado cardeal, cada membro do Colégio Cardinalício recebe o título de uma igreja em Roma, simbolizando sua ligação com o Papa.
Acompanham a visita, o subsecretário geral da CNBB, padre Leandro Megeto, e o assessor de comunicação da Conferência, padre Arnaldo Rodrigues da Silva.