Três discursos e uma homilia durante as aproximadamente seis horas de Francisco na capital da região do Vêneto. O Pontífice visitará o Centro de Detenção Feminina da Ilha de Giudecca e saudará os artistas da Bienal. Na Praça São Marcos celebrará a missa, depois entrará na Basílica e venerará as relíquias do padroeiro.
O Papa Francisco visitará a cidade italiana de Veneza no domingo, 28 de abril, três dias depois da festa de São Marcos, padroeiro da cidade. A visita do Pontífice durará aproximadamente seis horas, durante a qual o Pontífice visitará o Pavilhão da Santa Sé montado para a 60ª Exposição Internacional de Arte da Bienal.
Saudação às detentas em Giudecca
Segundo o programa oficial da visita divulgado, nesta segunda-feira (25/03), pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa decolará às 6h30 do heliporto do Vaticano para aterrissar, por volta das 8h, na praça interna do Centro de Detenção Feminina de Veneza, na Ilha de Giudecca, onde será recebido pelo patriarca dom Francesco Moraglia, pela superintendente Maria Milano Franco D’Aragona, pela diretora do cárcere, Mariagrazia Felicita Bregoli e pela comandante da Polícia Penitenciária, Lara Boco. No pátio interno da prisão, às 8h15, Francisco encontrará as detentas e fará um discurso. Também estarão presentes funcionários administrativos, policiais penitenciários e voluntários. No final, o Papa saudará pessoalmente as cerca de 80 reclusas.
O encontro com os artistas e jovens
Após o encontro no Pátio, por volta das 8h45, o Papa chegará à Igreja da Madalena (Capela Prisão), onde será recebido pelo cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação e responsável pelo Pavilhão da Santa Sé na Bienal de Arte de Veneza. Às 9 horas, na Igreja da Madalena, o cardeal De Mendonça apresentará com uma saudação o encontro do Pontífice com os artistas que participam da Exposição. Também nesta ocasião o Papa fará um discurso e saudará autoridades e artistas. Às 9h30, deixará a Ilha de Giudecca e chegará à Basílica de Nossa Senhora da Saúde em barco patrulha.
Está previsto um encontro com os jovens de Veneza e das dioceses do Vêneto na praça em frente à Basílica de Nossa Senhora da Saúde às 10h locais. Francisco fará o seu discurso e depois, acompanhado por uma delegação de jovens, atravessará a ponte que liga a Praça São Marcos. Na entrada da praça estarão Luca Zaia, presidente da Região do Vêneto; o inspetor Darco Pellos e o prefeito Luigi Brugnaro.
A Missa na Praça São Marcos
Às 11h, o Papa celebrará a missa na Praça São Marcos, seguida pela oração do Regina Caeli. No final da celebração, depois do agradecimento do patriarca Moraglia, o Pontífice fará a sua entrada privada na Basílica dedicada ao padroeiro para venerar as suas relíquias. Depois, a bordo de um barco patrulha, chegará ao heliporto do Colégio Naval “F. Morosini” em Santa Helena. Ali, ele se despedirá das autoridades civis e religiosas que o acolheram. A decolagem de Veneza está prevista para às 13h, com aterrissagem prevista para às 14h30 no heliporto do Vaticano.