O mês de julho é dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Jesus.
Durante este mês realizamos meditações inspiradas pelas cartas de Santa Catarina de Sena, que em toda sua vida nutriu grande devoção ao Sangue Redentor.
Na carta de número 381, que tem como título “Inebriai-vos no sangue”, Santa Catarina de Sena escreve para a priora e as monjas de Montepulciano.
É desejo da Santa vê-las “afogadas” no Sangue do Cordeiro denssagrado, o qual nos revela o amor inefável do Criador que, para tirar-nos da escravidão do demônio, nos deu o Verbo, seu filho, para que através da morte nos trouxesse a vida da graça.
O que mais deseja uma pessoa que está se afogando? Ser salva.
Na verdade, ao desejar “um afogamento”, Catarina de Sena deseja a salvação das almas, que se revela na conduta e no comportamento da pessoa que assume a condição de salvo.
Essa condição exige que sejamos feridos nos sentidos, assim como Nosso Senhor O foi em Sua Paixão.
Tentaram matá-lo ferindo seus ouvidos com insultos e blasfêmias, sua pele com a violenta flagelação, seu Paladar com o sabor amargo da mistura de fel e vinagre colocado em sua boca, seu olfato com mau cheiro que exalava dos corpos fétidos que o flagelavam e da vara de hissope, objeto usado para higiene íntima.
Para que tenhamos comportamento de quem é salvo, se torna exigente ser ferido nos sentidos, para sermos apurados na verdade, sermos retos em nossas escolhas, e sermos corrigidos daquilo que se vê, ouve saboreia, toca e inala.
A experiência de “afogar-se” é a de morrer para o que me consome, seduz, fere e mata para renascer livre e ordenado para amar.
Catarina acrescenta:
“A pessoa que se afoga neste sangue renuncia a si mesma inteiramente e não procura lugares e maneiras pessoais, mas segue as maneiras de Deus; acolhe com respeito tudo o que acontece, porque vê que tudo é mandado por Deus no amor.”
Observe, Jesus foi ferido violentamente nos sentidos e quando atingiram a sua vontade com aquela “santa” espada, nos revela a beleza, o Desidério, o máximo da Sua Vontade, que consiste em fazer a vontade do Pai nos oferecendo a Sua Divina Misericórdia, que é fonte de milagres e prodígios, de perdão e reconciliação, de renascimento e Ressurreição!!!
Como corresponder a um ato tão elevado de Amor? Despertando para a nossa condição de salvos!!
Sangue de Jesus preço da nossa salvação, Salvai-nos.