A Catedral do Sagrado Coração de Jesus, na Prelazia de Esquel (Argentina), foi vítima de um assalto que chocou a comunidade católica: na sexta-feira, 7 de fevereiro, uma relíquia de São João Paulo II foi roubada do templo.
O objeto sagrado não tem valor material, mas é de enorme importância para a devoção católica do local. Para roubá-lo, os ladrões quebraram o vidro da vitrine em que ele estava exposto.
Bispo Prelado de Esquel, Monsenhor José Slaby, solicitou qualquer informação que ajudasse a recuperar a relíquia e enfatizou que seu valor é espiritual, não material.
Falando à Red 43 , Monsenhor Slaby disse: “No sábado, ao abrir a Catedral, uma mulher percebeu que a relíquia de João Paulo II havia sido levada. Um símbolo que chegou em 2015 e é uma perda muito dolorosa para nossa comunidade.”
Sua importância está “no que João Paulo II significa por sua influência no conflito com o Chile, e hoje se alguém o pegou, foi em busca de valor material, mas embora brilhe, não é ouro, é tinta”, esclareceu o prelado.
A comunidade local está realizando uma campanha nas redes sociais para ampliar a busca pela relíquia, reiterando que seu valor é exclusivamente espiritual. Eles ressaltaram que a custódia é feita de um material metálico com tinta dourada, sem valor material significativo.
A polícia está trabalhando para identificar os possíveis autores do crime analisando gravações de câmeras de segurança localizadas perto da catedral. A informação foi divulgada pelo portal EQSnotas , citando declarações do comissário Emir Azocar, chefe da Primeira Delegacia de Polícia de Esquel.