Uma réplica do Santo Sudário será entronizada amanhã (27) no santuário basílica Sagrada Família, em Goiânia (GO), onde ficará exposta para veneração 24 horas, nos sete dias da semana. A réplica vem diretamente de Turim, Itália, onde está guardado o Santo Sudário original.
O Santo Sudário é o tecido que, acredita-se, cobriu Jesus depois de seu sepultamento. Ele fica guardado em uma capela construída especialmente para abrigá-lo na catedral de Turim.
Além da réplica do Santo Sudário, será entronizada na basílica em Goiânia uma imagem de gesso com tamanho real de Jesus. Segundo a basílica, “o formato da imagem, rico em detalhes e tamanho com base no Sudário, em que Jesus de Nazaré era uma pessoa fisicamente imponente, com quase 1,80m de altura e cerca de 70 ou 80 kg, um homem grande para a época”. Apresenta ainda “ombros largos e braços e pernas bem definidos e um rosto majestoso e cabelos grossos”.
Para o reitor do santuário basílica, padre Rodrigo de Castro, a entronização da réplica e contemplação do Santo Sudário “reforça a fé dos fiéis no Ressuscitado que morreu por nossos pecados, mas, triunfante, ressuscitou para a eternidade reabrindo o caminho do céu para toda a humanidade passada, presente e futura”.
A réplica do Santo Sudário e a imagem ficarão na Capela de Adoração Perpétua da basílica Sagrada Família. A missa, bênção e entronização serão celebradas pelo arcebispo de Goiânia, dom João Justino, às 19h30.