Santa Maria Madalena

Celebrando hoje a festa de Santa Maria Madalena, a Igreja nos dá ocasião de recordar que, no nosso relacionamento com Deus. Ela, que de acordo com o Evangelho segundo S. Lucas é a mulher da qual Jesus expulsou sete demônios, vivera como uma pecadora, buscando no mundo um amor que o mundo não lhe podia dar. Mas, ao descobrir a Cristo, ela transforma-se em modelo de desapego de todas as realidades terrenas: para ela, com efeito, o seu tudo só pode ser Jesus.

A memória litúrgica de Santa Maria Madalena passou a ser festa, a partir do dia 22 de julho de 2016 pelo Papa Francisco, que a elevou para dignidade de festa para lembrar que Santa Maria Madalena foi à primeira discípula a anunciar a Ressurreição de Jesus. 

A vida de Maria Madalena, o que podemos saber sobre sua vida e santidade está escrito nos evangelhos.

Jesus andava pelas cidades e aldeias anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele, como também algumas mu­lheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios”. Nesta passagem São Lucas nos mostra com toda a clareza que Maria Madalena ao encontrar-se com Jesus, teve uma transformação total de sua vida e torna-se totalmente desapegada de tudo. Para ela o seu tudo é Jesus.

Os Evangelistas também narram que ela esteve presente na crucificação e morte (Jo 19, 25) “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.”, na sepultura e ressurreição. Quando José de Arimateia deposita o corpo de Jesus no sepulcro Maria Madalena, e Maria, mãe de José observaram onde o colocaram (Mc 15,47). E em (Jo 20,1-18) onde o evangelista João narra a ressurreição. “No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro. Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: “Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram”!”… Entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro. Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Eles lhe perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram”. Ditas essas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu. Perguntou-lhe Jesus: “Mulher, por que choras? Quem procuras?”. Supondo ela que fosse o jardineiro, res­pondeu: “Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar”. Disse-lhe Jesus: “Maria!” Voltando-se ela, exclamou em hebraico: “Rabôni!” (que quer dizer Mestre). Disse-lhe Jesus: “Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado”. 

Jesus envia Maria Madalena em missão e pede para ela anunciar que Ele ressuscitou. Ela obedece imediatamente e anuncia aos discípulos que tinha visto o Senhor e o que Ele lhe tinha falado. Por isso Maria Madalena recebeu o sublime título de “Apóstola dos Apóstolos”.

Santa Maria Madalena, rogai por nós!