SÃO BARNABÉ APÓSTOLO

Assim José (a quem os Apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer Filho da Consolação), levita natural de Chipre, possuía um campo. Vendeu-o e trouxe o valor dele e depositou aos pés dos apóstolos. ” (At 4,36 – 37) 

Neste trecho das Sagradas Escrituras, temos um primeiro contato com um dos mártires da Igreja Primitiva, São Barnabé. Este apóstolo dos Apóstolos de Cristo, quis depositar aos pés dos seguidores diretos do Filho de Deus, não apenas o valor monetário e financeiro do único Bem material que possuía, mas entregava alí, toda a sua vida, que ofertava generosamente à Cristo.

O homem santo tinha o nome ‘José’, e posteriormente foi reconhecido e chamado pelos Apóstolos como ‘Barnabé’. Conta-nos a Sagrada Tradição que conheceu pessoalmente Jesus, e estava entre os setenta e dois discípulos enviados em missão pelo Divino Mestre.

Barnabé estudou na escola de Gamaliel onde conheceu Saulo, que mais tarde chamado Paulo, seria seu companheiro de viagem e Missão.

Foi ele que apresentou Paulo aos Apóstolos, como nos é registrado por São Lucas em At 9, 27. E auxiliou o Apóstolo dos Gentios na difusão da Igreja de Cristo no estrangeiro, viagem esta onde Deus lhe experimentou e forjou o coração, para sua consumação completa, no regresso à sua pátria, através do martírio.

Foi integrante importante do primeiro concílio da Igreja Católica Apostólica Romana, o Concílio de Jerusalém, At 15, onde testemunhou ao lado de São Paulo os milagres e prodígios que Deus fizera por meio deles entre os gentios.

Era primo do jovem João Marcos, o Evangelista São Marcos, e pode ter sido ele, o autor da Carta aos Hebreus.

Ao longo de sua vida apostólica percebemos com os poucos relatos que temos acesso, que

este homem foi configurado e modelado no Espírito de Cristo, que o elegeu, converteu, capacitou e realizou todas as coisas.

Que o testemunho deste grande homem de Deus, Apóstolo de Cristo e semente de novos cristãos, nos inspire a ter nosso olhar voltado para Nosso Senhor Jesus Cristo, e a depositar aos Pés do Verbo Encarnado, por meio de sua Igreja, tudo aquilo que somos e temos.

“Oh glorioso São Barnabé, discípulo fiel do Filho de Deus, merecestes a grandiosa coroa da glória eterna, padecendo por causa da fé.

Animado pelo amor de Cristo Jesus, operastes na grande messe, para atrair muitos ao Altíssimo, e ver florescer novo povo de Cristãos consagrados ao Senhor.

Interceda por nós, que aqui militamos rumo à Pátria Celeste! Amém.”

São Barnabé Apóstolo, rogai por nós!


Autora: Cristiane Carneiro Marques – CCP