São Bartolomeu

Também conhecido como Natanael, foi discípulo de Jesus, um dos primeiros discípulos a serem chamados por Jesus. Natural de Caná na Galileia e doutor da lei judaica, seu dia é celebrado em 24 de agosto, provavelmente o dia de sua morte.

Quando seu irmão Filipe o disse: “Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e que os profetas anunciaram, é Jesus de Nazaré, filho de José.” (João 1, 45), duvidou de primeiro instante com sua resposta: “pode vir coisa boa de Nazaré?”, pois era uma visão negativa que havia do local, sem muito valor. Porém, mesmo na dúvida, ele foi, e teve um encontro pessoal com Jesus e o seguiu.

O que chamou a atenção de Bartolomeu, em Jesus, foi como Ele olhou para ele, pois o olhar de Cristo é além de nosso exterior, enxerga nosso interior por completo, por isso é impossível, não se sentir tocado por este profundo olhar misericordioso que vê além de nossos pecados, assim este homem, foi tocado, por este Jesus, e se permitiu ser transformado.

São Bartolomeu foi testemunha ocular da ressureição de Jesus Cristo, e de outros momentos muito importantes de Jesus e participou da vinda do Espírito Santo, no Cenáculo, vivendo com os outros discípulos o dia de Pentecostes, conheceu Nossa Senhora e viveu muitas experiências. Por isso acredita-se que ele ocupou o lugar de Judas, entre os 12 discípulos.

Foi anunciador do evangelho de Cristo, passando pelo Oriente, Índia e tantos outros lugares, com a graça de Deus enfrentou desafios, e Batizado pelo Espírito Santo não excitou em servir ao Senhor, com humildade, coragem e zelo apostólico. Por isso, podemos considerá-lo também um grande intercessor dos pregadores, e missionários.

Recebeu também a coroa do martírio e conta-se que foi esfolado, vivo.

Quanto nos falta ainda a coragem que tiveram os mártires? As vezes nos recusamos a fazer a vontade de Deus, em coisas tão pequenas e banais, que este santo, que entregou sua vida, pela salvação das almas, e sua história nos ajude e ensine, a se entregar totalmente a Deus.

São Bartolomeu, rogai por nós!

Ayla Praxedes
Missionária Comunidade Presença