Lourenço nasceu no ano de 225 em Huesca ou Valência, na Península Ibérica, cidades que hoje pertencem à Espanha, o nome de seu pai era Orence e de sua mãe Paciência, ambos Cristãos, seus pais lhe transmitiram os ensinamentos, costumes e virtudes cristãs. Por isso, desde jovem, ele foi cumulado de conhecimentos e virtudes do Cristianismo, e acabou mudando-se para Roma, que estava se tornando o centro da religião católica. Em Roma foi reconhecido pela sua inocência e qualidades morais. Aproveitando-se disso, o Papa São Sisto trouxe-o para perto de si e conferiu-lhe as ordens sacras, transformando-o em Diácono, por esse motivo São Lourenço é o santo padroeiro dos diáconos. Logo depois foi nomeado arquidiácono, sendo o primeiro dos sete diáconos de Roma, assumindo assim além do ofício de distribuir a Sagrada Comunhão aos fiéis, também o dever de administrar os bens da igreja e do dinheiro para socorrer os pobres e de sustento dos ministros.
Nesta mesma época começou por ordem do imperador Valeriano uma perseguição aos Cristãos, visando eliminar a igreja, e uma das primeiras vítimas foi o Santo Papa Sisto II, Lourenço acompanhou o Papa até o local de sua execução.
“Muito triste e com os olhos cheios de lágrimas, desejoso de morrer no lugar de seu pai espiritual, disse ele ao Papa Sisto II: “Pai, para onde ides sem vosso filho? Para onde vais sem o vosso diácono? Jamais oferecestes o sacrifício, sem que eu vos acolitaste. Em que vos desagradei, Santo Padre? Achaste em mim alguma infidelidade?”
Comovido por estas palavras de verdadeira dedicação filial, respondeu a ele o venerável ancião: “Não te abandono filho. Deus reservou para ti provação maior e vitória mais brilhante. Velhice e fraqueza faz com que eles tenham uma certa compaixão de mim. Tu, porém, és moço e forte. Daqui a três dias, seguir-me-ás através de tormentos muito mais atrozes.” (Disponível em <https://cmisericordia.com.br/historia-completa-sao-lourenco/> acessado em agosto de 2023.)
“Após a execução do Papa, o imperador ameaçou a Igreja para entregar as suas riquezas no prazo de três dias. Passados três dias, São Lourenço levou as pessoas que foram auxiliadas pela Igreja e os fiéis cristãos diante do imperador. Depois, exclamou a seguinte frase que lhe valeu a morte: “Estes são o patrimônio (riquezas) da Igreja.” (Disponível em https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Louren%C3%A7o_de_Huesca> acessado em agosto de 2023.)
Depois do ocorrido o imperador furioso deu ordens para que São Lourenço fosse martirizado, após passar por muitos tipos de tortura, ele foi colocado em uma grelha sobre um braseiro ardente, mesmo assim São Lourenço antes de morrer queimado vivo, manteve o bom humor e proferiu estas palavras “podem me virar agora, pois este lado já está bem assado”. A coragem e a fé de morrer por Cristo e pela Igreja serviu de exemplo para muitos e foi a causa de conversão de muita gente ao cristianismo, até mesmo alguns soldados. Também Deus operou muitos milagres por intermédio de São Lourenço, inclusive um que ocorreu enquanto ele era vivo que foi a cura de um cego. A morte de São Lourenço ocorreu em 10 de agosto de 258, ele geralmente é representado junto a uma grelha e com uma bíblia na mão, o seu sepulcro encontra-se na Basílica de São Lourenço Fora dos Muros junto a Via Tiburtina, Campo Verano, a basílica foi erigida no local onde Constantino Magno ergueu a primeira capela.
“São Lourenço rogai por nós”.
André Luís Fernandes Crupelati
Missionário Comunidade Católica Presença