São Matias Apóstolo, Testemunha Da Ressurreição

 São Matias Apóstolo, Testemunha Da Ressurreição

“(…) ‘Ó Senhor, que conheces os corações de todos, mostra-nos qual destes dois escolhestes para tomar neste Ministério e Apostolado o lugar de Judas que se transviou, para ir para o seu próprio lugar.’ Deitaram sorte e caiu a sorte em Matias, que foi incorporado aos onze apóstolos.” (At 1, 24 – 26)

Neste trecho do Livro dos Atos dos Apóstolos, o Autor Sagrado narra o momento em que Matias foi eleito para ocupar o duodécimo lugar, que estava vago por ocasião da queda de Judas Iscariotes, no  grupo dos Apóstolos, pelos quais a nossa Igreja Santa e Católica, tereria seu fundamento em seu sangue.

Quem elege Matias é o próprio Espírito Santo, mesmo antes de sua vinda apoteótica, como podemos conferir no texto sagrado. Isso quer dizer que, o Senhor do Tempo e da História, já predestinara o sucessor daquele que, ao invés de dar Testemunho da Verdade que tocou com a própria vida, testemunhou a queda que Satanás pretende para o gênero humano.

Com acerto, o Colégio dos Apóstolos invoca este Espírito como Aquele que conhece os corações, pois esta escolha, mediante sua Onisciência, deveria ser feita por Ele mesmo e não por outros. Ele, que na Pessoa do Verbo Encarnado escolheu os outros onze, porque não escolheria este que com sua própria vida e subsídio da Graça, testemunharia a Ressurreição Daquele que por este mesmo Espírito, o Pai trouxe da mansão dos mortos?

É considerado digno de fé quem testemunha que Aquele que viram comer e beber e que foi crucificado, ressuscitou. A partir do que estavam vivendo naquele momento, pouco importava o que tinha acontecido antes da Ressurreição, porque os outros fatos sobre Jesus eram manifestos publicamente, mas o Ressurgimento do Filho de Deus tinha acontecido secretamente, e isto, é o cerne da Fé Cristã.

Pouco se conhece sobre a vida de São Matias, mas a Tradição ensina que depois do episódio de Pentecostes, o Apóstolo evangelizou na Judeia, na Capadócia e depois na Etiópia. Sofreu perseguições e foi martirizado por apedrejamento e decapitação em Jerusalém.

Que próximos da Grande Festa do Espírito Santo, que elegeu os onze Apóstolos, e escolheu aquele que completaria o significado profético do número doze entre os Apóstolos, venha sobre cada um de nós, fortalecendo-nos e capacitando-nos para que, a exemplo de São Matias possamos testemunhar com a nossa própria vida, a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Ó Glorioso São Matias, sua eleição e consagração, levou ao mundo a Luz, proclamando com vosso próprio sangue o Evangelho de Jesus.

Queremos a seu exemplo testemunhar o Cristo Ressuscitado.

Dá-nos nesta vida percorrer com amor o caminho revelado pela Graça do Senhor.

Amém!”

São Matias, rogai por nós!


Cristiane Carneiro Marques  – Missionária Comunidade Católica Presença