Solenidade da Anunciação do Senhor

“Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1, 28), assim saúda o anjo Gabriel enviado por Deus a Maria, que era uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de Davi, diz o evangelho de Lucas que Maria perturbou-se com a saudação, pois ficou a pensar no que significaria, e mais uma vez o anjo falou com ela: “não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.” (Lc 1, 30-33).

Sobre estas palavras do anjo, o Papa Bento XVI nos ensina que: “O anjo anuncia que Deus não esqueceu a sua promessa; agora, no menino que Maria conceberá por obra do Espírito Santo, a promessa tornar-se-á realidade: ”o seu reinado não terá fim”.1

Maria ainda tem dúvidas, e pergunta ao anjo como isso irá acontecer, pois ela não conhece homem algum, e o anjo explica que o Espírito Santo descerá sobre ela e a força do Altíssimo a envolverá com sua sombra e com isso o ente santo que dela nascer será chamado Filho de Deus. (cf. Lc 1, 34-35). Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). Assim dá início ao cumprimento da profecia de Isaías “…uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará ‘Deus Conosco’.” (Is 7, 14). A obediência de Maria e a aceitação de entregar sua vida aos planos de Deus, dá início a todo plano de redenção da humanidade. Santo Irineu de Lyon comenta que “O nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria; e aquilo que a virgem Eva atou, com a sua incredulidade, desatou-o a Virgem Maria com a sua fé”.

Angelus

“O anjo do Senhor anunciou a Maria.

E ela concebeu do Espírito Santo.

Eis aqui a serva do Senhor.

Faça-se em mim segundo a vossa Palavra.

E o Verbo se fez carne.

E habitou entre nós.”


André Luís Fernandes Crupelati 
Associado Academia Marial de Aparecida 
Missionário Comunidade Católica Presença

Bibliografia citada
  1. BENTO XVI, papa. Jesus de Nazaré: A infância. 2ª edição, São Paulo, SP: Planeta do Brasil, 2016.