Solenidade da Ascenção do Senhor

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR

A Solenidade da Ascensão do Senhor é comemorada 40 dias após a Páscoa da Ressurreição, em alguns países, como acontece no Brasil, a solenidade é transferida para o domingo próximo.

A escritura diz que Jesus estando com os apóstolos reunidos, “…foi elevando-se à vista deles, e uma nuvem escondeu-o a seus olhos. ” (At 1,9), o evangelho de São Marcos diz que Jesus depois de falar com os Discípulos “…foi elevado ao céu e sentou-se à direita de Deus. ” (Mc 16, 19), Jesus volta junto ao Pai, onde esteve desde sempre. E o Livro dos Atos dos Apóstolos concluí que: “Neste mesmo momento apareceu dois homens de branco, que diz a eles:  “Homens da Galileia, por que ficais olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que foi tirado de vosso meio para o céu, voltará assim como o vistes ir para o céu”. ”, marcando a promessa definitiva da volta do Messias. Sobre a Ascensão, o Evangelho de São Lucas diz que Jesus levou os Discípulos até perto de Betânia “…e, erguendo as mãos, abençoou-os. Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi elevado ao céu. Eles se prostraram diante dele e depois voltaram para Jerusalém cheios de alegria. E estavam sempre no templo, bendizendo a Deus. ” (Lc 24, 50-53).

Nos Evangelhos podemos ver que na Ascensão, é apresentada a nova forma de Jesus estar com os discípulos e conosco, Ele foi elevado aos Céus, mas permanece conosco, também prefigura a descida do Espírito Santo, “Vou enviar-vos o que meu Pai prometeu. Ficai, porém, na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”. (Lc 24, 49), …recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia, na Samaria e até os confins da terra. ” (At 1,8), marca também a saída da igreja para a missão e o nosso compromisso com o anúncio do Reino, “...ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura! ” (Mc 16, 15). Portanto, ide e fazei discípulos todos os povos, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo o que vos ordenei. E eu estou convosco todos os dias, até o fim do mundo! ” (Mt 28, 19-20). A Ascensão nos relembra também que, aqui na terra não é a nossa morada definitiva, e que um dia teremos a alegria de estar também nós juntos ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo nos Céus.

 

André Luís Fernandes Crupelati

Missionário Comunidade Católica Presença