Solenidade de São José

“Vinde, Exultemos de Alegria no Senhor” (Sl 94,1-2). Façamos das palavras do Salmista as nossas e “Exultemos de Alegria no Senhor”, pois hoje A Igreja Católica, Celebra a Solenidade de São José, Esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria, Pai Adotivo de Jesus e Padroeiro da Igreja Universal. São José cujo nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”, Ele que é o último patriarca que recebe as revelações de Deus através de sonhos, nós o invocado como Guardião das Vocações Presença.

Quanta riqueza tem este homem, dentre os muitos aspectos da vida de São José, quero trazer aqui as suas semelhanças com nosso primeiro Patriarca Abrão cujo nome foi mudado em Abraão. Temos primeiro: a graça de conhecer o amo de Deus manifestado em Nosso Senhor Jesus Cristo filho adotivo de São José, assim como um dia Deus abençoou todas as famílias da terra por causa de Abraão (Gn 12,3); São homens de uma só mulher, Maria e Sara (Gn 11,29), (Mt 1,16); José vai ao Egito (Mt2,13) e também Abraão foi ao Egito (Gn 12,10) e concede a José um filho Jesus (Mt 1,12), como concedeu a Abraão seu filho Issac (Gn 17,19).

Além disso, a Igreja com o passar do tempo foi sendo inspirada pelo Espírito Santo a cada vez mais recorrer a intercessão de seu Patrono São José, pois sabe que Ele intercede e guarda a Igreja. Abraão também foi em seu tempo um intercessor por Sodoma, Gomorra e Abimelec. Outra comparação que faço é com relação aos filhos desses dois homens: o filho de São José que se ofereceu em holocausto de amo para redimir o ser humano, sua vida não foi poupada, Ele morreu por nós numa cruz, porém Isaac filho de Abraão foi oferecido também, porém, sua vida foi poupada (Gn 22,2).

Na sua vida São José foi um grande Homem de fé, como Abraão (Hb,11,8), pois: “sem fé é impossível agradar a Deus”. (Hb 11,6) José agradou a Deus quando já havia decidido em seu íntimo abandonar Maria (Mt 1,19), porém, Deus por meio do Anjos fala para ele que aceite Maria como esposa (Mt 1,20), José assim faz. Mas sua trajetória continua, quando o Anjo do Senhor o manda para o Egito: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito”; (Mt 2, 13), ele parte ainda de noite, dizendo em seu coração sim a vontade de Deus e mostra com seus atos sua adesão a palavra do Senhor, ele que não deu ouvidos as vozes que falam ao coração do homem tentando tira-lo da vontade de Deus: “Sinto, porém, nos meus membros outra Lei, que luta contra a Lei do meu espírito e me prende à Lei do pecado, que está nos meus membros” (Rm 7,23), assim como a insegurança, o medo do perigo  de viajam para um lugar desconhecido, sem saber o que iria encontra no caminho para o Egito e nem os meios que ele iria empregar para sustentar sua esposa e seu filho recém-nascido, como seria a vida nesta nova terra, José não sabia ao certo como iria se dá essa sua nova jornada, porém: “Não temerá notícias funestas, porque seu coração está firme e confiante no Senhor. Inabalável é seu coração, livre de medo,”(Sl 111,7-8), como diz o salmista assim estava o coração de José, pois colocou sua confiança e sua fé em Deus: “Deleito-me na Lei de Deus, no íntimo do meu ser” (Rm 7,22) pois seu prazer está em cumprir as ordem do Senhor.

Em vista disso tudo, o que nós fala ao coração esses textos, Logo, Deus pediu a José: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar”.(Mt 2,13), o Senhor nos pede para sair, ir para uma outra terra, pois irão procura o menino para o matar, sabemos que o menino é o Verbo Divino, é a Palavra, é a Graça de Deus  em nossas vidas, mas o Senhor nos pede para ir ao Egito, justamente para salva a graça de Deus em nossa vida, salva a semente da palavra plantada em nós, a semente da fé lançada em nossos corações, ameaçada pelo pecado que nos rodeia, pelas mas amizades que nos corrompe, e por uma vida espiritual que está ameaçada pela tibieza, pela mornidão, pela preguiça, vamos ao Egito para salva nossa vida de tudo isso, ainda que essa atitude nós traga insegurança, medo, porque nos tirará desse conforto muitas vezes vazio de sentido, sem a verdadeira paz, pois a paz encontramos na vontade de Deus, pois é a Cristo que devemos seguir e ir ao seu encontro, pois nele as suas ovelhas encontram vida e vida em abundância (Jo 10,10).

Pois Deus disse a Abraão e a José para não temer (Gn 15,1),(Mt 1,20) Nosso Senhor Jesus Cristo também nos diz: “Não temas; crê somente” (Lc 8,50) pois sabe que “ sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15,5), Ele nós dará a graça para fazer sair e ir ao seu encontro, por isso peçamos a intercessão de São José guardião do menino jesus e de Maria, para nos guarda nesta caminhada ruma ao céu.

Deus seja louvado, graça e paz.

Antonio Carlos dos Santos Vale 

Missionário Comunidade Católica Presença