Olá, graça e paz!
Sou missionária da Comunidade Católica Presença há 8 anos, moro atualmente na Missão Melgaço, no Arquipélago do Marajó, no Estado do Pará, já há quase 2 anos.
Minha vocação, acertada no carisma Presença, levou um bom tempo para chegar ao pleno discernimento. Tudo começou quando vivi pela primeira vez, a experiência com a Pessoa do Espírito Santo, nos Grupos de Oração da Renovação Carismática Católica (RCC), quando tinha 17 anos de idade. Foi nesta, intitulada pelo Papa Francisco, Corrente de Graça, que pude conhecer de forma mais profunda os tesouros da Igreja Católica Apostólica Romana. Antes disso frequentava apenas as Missas Dominicais e os Dias de Guarda.
Em seguida ao meu Batismo no Espírito Santo, como a Corrente de Graça denomina essa Primeira Experiência marcante com a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, senti-me cada vez mais sedenta de Deus, de conhecê-Lo, amá-Lo e adorá-Lo. De chegar ao conhecimento da Vontade d’Ele em minha vida, vocação e estado de vida.
Num primeiro momento me identifiquei com a espiritualidade e com o modo de ser e agir da RCC, porém, ainda existia uma inquietação interior, e fui em busca de saná-la, em Retiros de Cura e Libertação, Encontros, Formações Humanas e Doutrinais, Grupo de Oração para Jovens, Congressos, Seminários, Experiências de Oração, etc, e de forma mais profunda, me identifiquei com o Ministério de Música e iniciei meu serviço apostólico assim, em um Grupo de Oração na minha cidade natal, Vitória – ES, e lá, mais tarde, tornei-me parte da Liderança Estadual deste Ministério.
Mesmo engajada em tantos apostolados, ainda sentia que algo faltava em mim. Tinha dúvidas e anseios que não eram saciados somente no servir, eu queria descobrir mais de mim mesma, qual a minha missão, qual a minha vocação. Foi quando aconteceu um fato que foi ‘divisor de águas’ em minha vida, e de fundamental importância para eu me decidir por passar por um processo de discernimento mais profundo na minha vocação.
Na ocasião, já havia me formado no ensino superior em ‘Saneamento Ambiental’ pelo Instituto Federal do Espírito Santo em 2012. No mesmo ano ingressei no ‘Mestrado de Engenharia Sanitária e Ambiental’ da Universidade Federal do Espírito Santo. Quando estava iniciando as pesquisas para a elaboração da Dissertação, em 2013, pense você, querido leitor, que eu ainda não estava feliz, não tinha paz no coração, ainda me assaltavam fortes dúvidas sobre a Vontade de Deus para a minha vocação.
Por este motivo pedi um sinal à Nossa Senhora das Graças, e ela me concedeu no dia dela, 27 de novembro daquele ano. Em uma conversa com o professor orientador da minha pesquisa, chegamos ao consenso de que eu não iria continuar aqueles estudos, e por isso, ele pediria o meu desligamento de forma que eu não saísse prejudicada, pois na ocasião eu recebia bolsa de estudos. Foi um momento muito difícil para os meus pais, pois eles tinham grandes expectativas em relação à minha formação acadêmica.
Chegou ao meu conhecimento que no ano seguinte, 2014, aconteceria uma Escola Nacional de Líderes e Missionários da RCC, no período de 15 dias no mês de janeiro, tive o pressentimento de que eu poderia ali discernir melhor minha vocação.
Neste evento conheci pessoalmente a fundadora da Comunidade Católica Presença, Lucimar Maziero, renomada pregadora da RCC Nacional, que estava na coordenação geral da Escola.
Convivendo com Lucimar, me senti atraída por algo que não sabia ao certo do que se tratava, mas sentia uma profunda e autêntica paz em meu coração. Quando assisti suas pregações, senti um forte desejo de conhecer a Comunidade Católica Presença. Então no final daquele evento, conversei com ela sobre as dúvidas que eu tinha com relação a minha vocação e estado de vida.
Em março de 2015 iniciei o Caminho Vocacional junto à Comunidade Católica Presença, encontrei aqui o meu lugar no mundo, acertei a minha vocação e sou feliz, realizada por ser Presença.
Lisa Galdino Sant ‘Ana
Missionária