Segundo Dia – Tríduo de Pentecostes
Oração Inicial:
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém
Reflexão: O amor é um laço, que aperta
Assim como o Espírito Santo, que é o amor incriado, é o elo indissolúvel que liga o Pai ao Verbo eterno, assim também Ele une a alma a Deus: Caritas est virtus coniungens nos Deo, diz Santo Agostinho [xv]. Assim exclamava, cheio de júbilo, São Lourenço Justiniano: “Então, ó amor, teu elo tem tanta força, que pode prender um Deus para uni-lo às nossas almas!” — O caritas, quam magnum est vinculum tuum, quo Deus ligari potuit! Os vínculos do mundo são vínculos de morte, mas os vínculos de Deus são vínculos de vida e saúde: Vincula illius alligatura salutaris (Eclo 6, 31). Sim, porque por meio do amor os vínculos de Deus nos unem a Ele, que é a nossa verdadeira e única vida.
Antes da vinda de Jesus Cristo, os homens fugiam de Deus e, apegados à terra, recusavam-se a unir-se ao seu Criador; mas um Deus amoroso os atraiu para si com vínculos de amor, como prometeu a Oséias: In funiculis Adam traham eos, in vinculis caritatis — “Atraí-os para mim com vínculos próprios de homens, com os vínculos da caridade” (Os 11, 4). Esses vínculos são os seus benefícios, as luzes, os apelos ao seu amor, as promessas do céu, mas sobretudo o dom que Ele nos deu de Jesus Cristo no sacrifício da cruz e no sacramento do altar, e finalmente o dom do Espírito Santo.
Por isso exclama o Profeta: Solve vincula colli tui, captiva filia Sion — “Desata as cadeias do teu pescoço, cativa, filha de Sião” (Is 52, 2). Ó alma, tu que foste criada para o céu, livra-te das amarras da terra e vincula-te com Deus através do elo do santo amor. Caritatem habete, quod est vinculum perfectionis — “Tende caridade, que é o vínculo da perfeição” (Cl 3, 14). O amor é um vínculo, que une consigo todas as virtudes e torna perfeita a alma. Ama, et fac quod vis, disse Santo Agostinho, “ama a Deus e faz o que quiseres” [xvi]: sim, porque quem ama a Deus procura fugir de [dar] qualquer desgosto ao amado e procura em todas as coisas agradar ao amado.
Afetos e súplicas
Meu querido Jesus, muito me haveis obrigado a amar-vos; muito vos custou obter o meu amor. Muito ingrato seria eu se vos amasse pouco, ou se dividisse meu coração entre Vós e as criaturas, depois de haverdes dado o sangue e a vida por mim. Quero me desapegar de tudo, e só em Vós quero colocar todos os meus afetos. Mas sou fraco para pôr em prática este meu desejo. Vós, que o inspirais, dai-me forças para realizá-lo.
Feri, meu amado Jesus, meu pobre coração com a doce flecha do vosso amor, para que eu possa sempre ansiar por Vós e me derreta por vosso amor: a fim de que a Vós procure sempre, a Vós só deseje, a Vós ache sempre. Meu Jesus, eu só quero a Vós, e nada mais. Deixai-me sempre repetir durante a minha vida, e especialmente no momento da minha morte: “Só quero a Vós, e nada mais”.
Ó Maria, minha mãe, fazei que de hoje em diante eu não queira nada além de Deus.
Oração Final:
Vem, Espírito Criador!
Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.
Amém!
Por: Christo Nihil Præponere
Fonte: Meditações para a Novena de Pentecostes – Santo Afonso Maria de Ligório
Link: https://padrepauloricardo.org/blog/meditacoes-para-a-novena-de-pentecostes