Tríduo de Pentecostes – O amor é um tesouro, que contém todos os bens

Terceiro Dia – Tríduo de Pentecostes


Oração Inicial:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém

Reflexão: O amor é um tesouro, que contém todos os bens

É o amor é este tesouro que, segundo o Evangelho, devemos deixar tudo para adquirir: sim, porque o amor nos torna participantes da amizade de Deus. Infinitus est thesaurus, quo qui usi sunt, participes facti sunt amicitiæ Dei — “Porque ela é um tesouro infinito para os homens; os que usaram dela foram feitos participantes da amizade de Deus” (Sb 7, 14). Ó homem, diz Santo Agostinho, por que estás à procura de bens? Procura aquele único bem, no qual estão contidos todos os outros bens.

Mas a esse Deus não podemos encontrar se não deixarmos as coisas da terra. Santa Teresa escreve: “Afasta o teu coração das criaturas e encontrarás a Deus”. Quem encontra a Deus encontra o que deseja. Delectare in Domino, et dabit tibi petitiones cordis tui — “Põe as tuas delícias no Senhor, e te concederá o que o teu coração deseja” (Sl 36, 4).

O coração humano está sempre à procura de bens que o façam feliz; mas se ele os busca nas criaturas, por mais que receba delas, nunca está satisfeito; mas se não quer nada além de Deus, Deus satisfará todos os seus desejos. Quem são os mais felizes nesta terra, senão os santos? Por quê? Porque eles querem e buscam somente a Deus. Um certo príncipe, indo caçar, viu um homem solitário que corria pela floresta e perguntou-lhe o que estava fazendo naquele deserto. Ele respondeu: “E tu, príncipe, o que estás procurando?” “Vou caçar feras”; e o eremita: “E eu vou à caça de Deus”.

Um tirano ofereceu a São Clemente ouro e pedras preciosas, a fim de o fazer renunciar a Jesus Cristo. O santo suspirou e exclamou: “Ai, um Deus a ser comparado a um pouco de lama!” Feliz o que conhece esse tesouro do amor divino e procura obtê-lo! Quem o obtiver se despojará de tudo para não ter nada além de Deus: “Quando a casa está pegando fogo”, dizia São Francisco de Sales, “todas as coisas são jogadas pela janela”. E o Padre Paolo Segneri Juniore, grande servo de Deus, costumava dizer que o amor é um ladrão, que nos despoja de todos os afetos terrenos, a ponto de nos levar a dizer: “E o que mais quero eu senão só a Vós, meu Senhor?”

Afetos e súplicas

Meu Deus, eu no passado não procurei a Vós, senão a mim mesmo e às minhas satisfações, e por estas dei as costas a Vós, sumo bem. Mas o que diz Jeremias diz me consola: Bonus est Dominus animæ quaerenti illum — “O Senhor é bom para os que nele esperam, para a alma que o busca” (Lm 3, 25). Ele me diz que Vós sois todo bondade para com aqueles que vos procuram.

Meu amado Senhor, sei o mal que fiz ao deixar-vos, e me arrependo de todo o meu coração. Conheço o tesouro infinito que sois Vós; não quero abusar dessa luz; deixo tudo e vos elejo como meu único amor. Meu Deus, meu amor, meu tudo, amo-vos, anseio por Vós, suspiro por Vós. Ó Espírito Santo, vinde e com vosso fogo sagrado destruí em mim todo o afeto que não seja por Vós. Fazei que eu seja todo vosso e tudo vença a fim de vos agradar.

Ó Maria, minha mãe e advogada, ajudai-me com vossas orações.

Oração Final:

Vem, Espírito Criador!

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.

Amém!


Por: Christo Nihil Præponere
Fonte: Meditações para a Novena de Pentecostes – Santo Afonso Maria de Ligório
Link: https://padrepauloricardo.org/blog/meditacoes-para-a-novena-de-pentecostes