“Tudo posso naquele que me fortalece” (Fil 4,13)

Graça e Paz, me chamo Renato Carvalho, casado e com três filhos, moro em Ribeirão Preto – SP.  Sou natural de Boa Esperança – Minas Gerais e foi onde Deus começou a agir em minha vida através do grupo de oração jovem Vaso Novo (RCC), neste período eu não imaginava que um dia eu poderia me tornar este vaso novo.

Pela graça e misericórdia de Deus e a partir dos ensinamentos de São Paulo em suas cartas começaram a minha mudança, um trecho dos seus escritos penetrou o meu coração e por muito tempo foi o que me direcionou no início da caminhada para encontrar-me profundamente com Nosso Senhor Jesus.

Quando ouvi pela primeira vez “tudo posso naquele que me fortalece” conforme escrito em Filipenses 4,13 algo dentro de mim começou a ser transformado, um garoto com 14 anos, com baixa estima, que pensava não servir para nada, não sabia fazer nada e que já fazia uso de bebida alcoólica pois era um refúgio para os sofrimentos, ouvir que em uma pessoa ele poderia tudo, foi para minha alma como um bálsamo.

Recordo-me que comecei a escrever este versículo nos cadernos da escola, pregar papel nas portas do guarda-roupas para que não esquecesse e pudesse realmente verificar se era uma verdade, pensava nesta frase dia e noite e queria conhecer melhor quem era Este que dava a força ao apóstolo Paulo.

Foi através desta frase, de um grande homem de Deus que comecei a me apaixonar por Jesus dia após dia. Em cada oração, em cada música, Jesus me fortalecia, trazendo-me a compreensão de eu era amado mesmo diante de todo sofrimento, e que não era a bebida que me fazia feliz e muito menos resolveria os meus conflitos interiores, afinal de contas ainda estava na adolescência.

Anos mais tarde em Ribeirão Preto, SP, no grupo de oração Sementes da Nova Geração, deparei-me com outro ensinamento de Paulo e este eu continuo pedindo a Deus a graça atualmente, em Gálatas 2,19b-20 “com cristo, eu fui pregado à cruz. Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim. Esta minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé, crendo no Filho de Deus, que me amou e por mim se entregou” hoje a minha decisão é de fazer a vontade de Deus e renunciar a minha vontade, como o Apóstolo Paulo desejo ser outro Cristo na terra, não por orgulho, mas para que as pessoas se aproximem cada vez mais de Cristo Salvador e tenham uma experiência. Os escritos de Paulo me ensinam que não podemos por nossas forças porque somos fracos, mas, Deus vem em auxílio de nossa fraqueza.

Foi por este desejo de deixar Cristo viver em mim que senti o meu chamado a ser missionário, e no Carisma Presença e esta frase tem mais sentido ainda, porque Cristo vivendo em mim, cumprirá o ensinamento de nossa patrona Santa Catarina de Sena, “Se fordes o que deveis ser, levarei fogo ao mundo inteiro.”

Sendo assim não posso mais viver de qualquer maneira, preciso viver segundo os ensinamentos do mestre que se entregou em uma cruz para nossa salvação. Paulo ao fazer a sua experiência pessoal com Jesus entendeu sua fraqueza e a partir deste buscou intensamente esta força do alto que por fim pode dizer, “Já não sou mais eu quem vive.”

Eu, também desejo ser transformado para poder testemunhar, já não sou eu quem vive, para este objetivo conto com a intercessão de São Paulo para que eu possa afirmar, que Cristo verdadeiramente vive em mim.

São Paulo, Rogai por nós!